Hospital Ernesto Dornelles realiza cirurgia inédita com stent absorvível
O stent foi desenvolvido para ser absorvido pelo organismoPela primeira vez em Porto Alegre, um paciente cardíaco recebeu um implante de stent bio absorvível, utilizado para desobstruir artérias coronárias. O procedimento foi realizado sob o comando da médica Clacir Staudt, auxiliada pelos médicos Aldo Duarte e Cristiano Cardoso do serviço de cardiologia do Hospital Ernesto Dornelles.
Diferente do stent metálico, que é implantado no local da placa de gordura, “aprisionando” essa placa contra a parede do vaso e que permanece definitivamente no corpo, o bioabsorvível é um stent farmacológico com everolimos que possui como plataforma uma estrutura de ácido poli L-láctico (PLLA), fazendo que o material desapareça completamente do organismo num período que varia de dois a três anos.
O stent Absorb possui, também, um dispositivo de controle de temperatura (Tag Alert) para melhor controle da qualidade do produto.
Para o médico Aldo Duarte, o procedimento pioneiro, coloca o Hospital Ernesto Dornelles e o seu serviço de cardiologia na primeira linha das intervenções coronarianas com tecnologia de ponta.
De acordo com o médico Cristiano Cardoso, o procedimento com o novo stent é semelhante aos atuais, sendo o principal benefício a ausência do implante de metal no corpo dos pacientes.