Hospital Ernesto Dornelles apresenta case nos Estados Unidos
Técnica de Terapia por Pressão Negativa foi apresentada no Florida HospitalUm estudo de caso do primeiro paciente que utilizou a técnica de Terapia por Pressão Negativa, em 2011 no Hospital Ernesto Dornelles (HED), de Porto Alegre, ficou entre os cinco eleitos para a apresentação oral em evento que envolveu países da América Latina, realizado no Florida Hospital, em Orlando (EUA). O HED foi representado pela enfermeira Emiliana Costa, Coordenadora da Equipe de Curativos da instituição.
Segundo Emiliana, o paciente em questão apresentava como complicação a Síndrome de Fournier, doença rara provocada por uma infecção bacteriana aguda dos tecidos moles do períneo. A síndrome não é contagiosa, mas o seu tratamento deve ser feito o quanto antes, pois a infecção pode colocar o paciente em risco de vida. Atendido pela Equipe de Curativos do Hospital, o tratamento realizado no paciente obteve sucesso na recuperação e cicatrização dos tecidos.
A Equipe de Curativos utiliza três Protocolos Assistenciais:
Lesão por Pressão
Tratamento de Feridas
Terapia por Pressão Negativa
A equipe é composta por uma enfermeira coordenadora, quatro enfermeiras assistenciais e um médico cirurgião que no ano de 2016, atendeu cerca de 300 pacientes e, em média, 30% desses tiveram indicação de alta após a avaliação.