Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 29 de março de 2017

Hospital Ernesto Dornelles apresenta case nos Estados Unidos 

Técnica de Terapia por Pressão Negativa foi apresentada no Florida Hospital
Hospital Ernesto Dornelles apresenta case nos Estados Unidos

Um estudo de caso do primeiro paciente que utilizou a técnica de Terapia por Pressão Negativa, em 2011 no Hospital Ernesto Dornelles (HED), de Porto Alegre, ficou entre os cinco eleitos para a apresentação oral em evento que envolveu países da América Latina, realizado no Florida Hospital, em Orlando (EUA). O HED foi representado pela enfermeira Emiliana Costa, Coordenadora da Equipe de Curativos da instituição.

Segundo Emiliana, o paciente em questão apresentava como complicação a Síndrome de Fournier, doença rara provocada por uma infecção bacteriana aguda dos tecidos moles do períneo. A síndrome não é contagiosa, mas o seu tratamento deve ser feito o quanto antes, pois a infecção pode colocar o paciente em risco de vida. Atendido pela Equipe de Curativos do Hospital, o tratamento realizado no paciente obteve sucesso na recuperação e cicatrização dos tecidos.

A Equipe de Curativos utiliza três Protocolos Assistenciais:

Lesão por Pressão

Tratamento de Feridas

Terapia por Pressão Negativa

A equipe é composta por uma enfermeira coordenadora, quatro enfermeiras assistenciais e um médico cirurgião que no ano de 2016, atendeu cerca de 300 pacientes e, em média, 30% desses tiveram indicação de alta após a avaliação.

Enfermeira_Emiliana

Enfermeira Emiliana Costa na palestra realizada no Florida Hospital de Orlando (EUA)

 

VEJA TAMBÉM