Gestão e Qualidade | 3 de outubro de 2016

Hospital de Clínicas fecha parceria com empresa de alimentação para a prevenção do câncer

Parte de receita da venda do azeite UM será destinada a atender demanda não coberta pelo SUS
hospital-de-clinicas-fecha-parceria-com-empresa-de-alimentacao-para-a-prevencao-do-cancer

Uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Grupo PFD é a mais nova aliada no rastreamento, prevenção, tratamento e pesquisa do câncer hereditário. O UM azeite extravirgem de oliva, que está sendo lançado nesta semana, destinará parte de sua receita à área de Oncogenética do HCPA.

A Oncogenética realiza aconselhamento e testes genéticos, avaliando pessoas e famílias com risco de câncer hereditário, o que permite a definição de estratégias de prevenção, redução do risco e até mesmo tratamento antes que a doença se manifeste.

O caso mais emblemático é o da atriz Angelina Jolie. Ao realizar a análise de mutação nos genes BRCA1 e BRCA2 – o mesmo teste que o Clínicas executa -, ela descobriu predisposição genética para o câncer de mama e fez mastectomia (retirada das mamas) antes que o câncer pudesse surgir. “O exame é muito útil nas situações em que a mãe, o pai ou outros familiares têm a doença e os descendentes desejam saber se existe um componente hereditário, possibilitando a adoção de medidas preventivas em toda a família”, explica a coordenadora da Rede Brasileira de Câncer Hereditário e da área de Oncogenética do HCPA, professora Patrícia Ashton-Prolla.

No HCPA, existe demanda para cerca de 30 análises BRCA1 e BRCA2 ao mês para usuários do Sistema Único de Saúde. Como o SUS não cobre o procedimento, os pacientes e seus familiares são integrados pelo hospital em projetos de pesquisa em Oncogenética, tendo acesso pleno ao acompanhamento por equipe multidisciplinar de saúde, mas apenas parcialmente ao teste genético. Através da parceria com a PFD, será possível ampliar o acesso ao exame. “O primeiro lote do UM azeite, em outubro, será de 6 mil unidades, o que, com a parte da receita repassada ao Clínicas, vai representar a possibilidade imediata de realizar o teste em cerca de dez pacientes e familiares em risco no hospital”, ressalta a proprietária da empresa, Patrícia Druck. “O benefício será ampliado ainda mais nos próximos meses, com o aumento da produção”, acrescenta.

A parceria vai beneficiar não apenas diretamente os pacientes em atendimento no HCPA. Como o Clínicas é um hospital universitário, os recursos captados incrementarão também as atividades de pesquisa e ensino. “A Oncogenética é uma área nova, por isso os profissionais de saúde em geral não estão preparados para a orientação genética. O Clínicas pode contribuir cada vez mais com a formação de profissionais e a disseminação de conhecimentos na área”, comemora Patrícia Ashton-Prolla.

oncogenetica_hcpa

* Fotos (assinatura do contrato e do Laboratório de Medicina Genômica): Clóvis S. Prates

VEJA TAMBÉM