Gestão e Qualidade | 8 de novembro de 2021

Hospital de Clínicas do Ingá promove treinamento para a certificação Planetree

O treinamento de sensibilização é uma pré-requisito importante das organizações de saúde que buscam a certificação internacional, explica Pryscila Kiehl, do Planetree Brasil Office
Hospital de Clínicas do Ingá promove treinamento para a certificação Planetree

Hospital de Clínicas do Ingá (HCI), em Niterói (RJ), começa a aderir neste mês de novembro, o processo de treinamento de sensibilização da Planetree, metodologia norte-americana baseada no Cuidado Centrado na Pessoa. A iniciativa está presente em 76 hospitais pelo mundo. No Brasil, tem seu escritório (Planetree Brasil Office) instalado no Hospital Israelita Albert Einstein. 

Segundo a psicóloga e Coordenadora do projeto Planetree do HCI, Thayssa Quaglietta, o processo, que teve início em agosto deste ano, se baseará em um treinamento interno que tem por objetivo sensibilizar os colaboradores com a missão e os valores de um “novo hospital”.

“O PlaneTree traz um olhar a mais para as ações em saúde através do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa, a fim de implicar nossos colaboradores na construção de uma assistência mais humanizada, personalizada, responsável e cuidadosa. Construir junto a eles o sentimento de pertencimento, com engajamento e comprometimento para uma melhor performance das funções precípuas da Instituição, transmitindo a grandiosidade do Programa de Acreditação”, diz Quaglietta.

“É preciso que todos estejam envolvidos com a importância dessa construção que traz em seu âmago a dileção a esta certificação nível Hospital Israelita Albert Einstein, uma das maiores instituições médicas da América Latina, reconhecida pela qualidade da assistência oferecida e pela alta tecnologia”, completa a psicóloga.

Conforme Pryscila Bernardo Kiehl (foto), Consultora do Planetree Brasil Office, o treinamento é uma vivência importante para todos os colaboradores do HCI com muito ensino e troca de aprendizado entre os envolvidos.

“Esse treinamento de sensibilização é uma pré-requisito importante das organizações de saúde que buscam esta certificação internacional pois nossa meta é sensibilizar 100% dos colaboradores, médicos e terceiros sobre a filosofia e importância do Cuidado Centrado nas Pessoas”, explica.

A consultora complementa que este primeiro treinamento servirá para a jornada do HCI até a certificação, que está prevista para o segundo semestre de 2023.

“Com duração de 4 horas por dia, buscamos enfatizar com a equipe as melhores práticas para acolher o paciente de modo totalmente humanizado com informações acerca da filosofia de trabalho voltada para o bem estar, a empatia, a compaixão e o carinho com esse paciente”, finaliza Kiehl.

O Planetree Brasil é responsável por disseminar e treinar instituições de saúde – nos países de língua portuguesa – interessadas em adotar a metodologia Planetree, por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

 



VEJA TAMBÉM