Hospital de Clínicas de Porto Alegre inaugura Banco Vermelho e reforça mobilização contra o feminicídio
Iniciativa chega ao hospital para ampliar a conscientização sobre feminicídio e fortalecer a rede de proteção às mulheres.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) inaugura nesta terça-feira (10) a instalação do Banco Vermelho, iniciativa internacional de conscientização e enfrentamento ao feminicídio. A ação busca chamar a atenção da sociedade para a violência contra a mulher e reforçar canais de denúncia e apoio às vítimas.
A adesão ao movimento liderado pelo Instituto Banco Vermelho prevê a instalação de três bancos em áreas de grande circulação do hospital, trazendo mensagens de alerta sobre o feminicídio e orientações para que vítimas e testemunhas saibam como buscar ajuda.
Nos bancos, estarão expostas informações sobre o crime, além dos principais canais de denúncia: o 180, da Central de Atendimento à Mulher, para orientações e denúncias, e o 190, da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, para situações de emergência.
Segundo o diretor-presidente do HCPA, Brasil Silva Neto, a iniciativa reforça o papel social da instituição.
“Reforçamos o compromisso deste hospital em promover um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e igualitário, e de apoiar todas as iniciativas que contribuam para a proteção, o reconhecimento e o fortalecimento das mulheres.”
Ele destaca ainda o simbolismo da ação:
“Não é sobre um banco para descansar. É sobre o que a gente não pode mais aceitar sentado.”
Hospital fortalece rede de apoio a mulheres vítimas de violência
O HCPA conta com equipes capacitadas para atendimento a mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento, orientação e encaminhamento para a rede de proteção.
O Serviço Social atua na escuta qualificada, na orientação sobre direitos e na articulação com serviços de saúde, assistência social, segurança pública e justiça, além de encaminhar casos para equipamentos especializados de atendimento à mulher.
No Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, o hospital mantém o Programa de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sexual, com protocolos específicos acionados sempre que há suspeita ou confirmação de violência.
A instituição também possui um Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, responsável por promover ações educativas internas, como palestras, rodas de conversa e iniciativas de sensibilização com colaboradores e comunidade hospitalar.
Evento terá palestra sobre enfrentamento à violência doméstica
A cerimônia de inauguração contará com palestra do juiz Rafael Pagnon Cunha, titular do Juizado de Violência Doméstica de Santa Maria. O magistrado atua na defesa de mulheres vítimas de violência e na formação de Grupos Reflexivos Masculinos, estratégia voltada à responsabilização e reeducação de agressores.
A diretora administrativa do hospital, Ana Paula Coutinho, também estará disponível para entrevistas.
Serviço
O quê: Inauguração do Banco Vermelho
Quando: 10 de março, às 11h
Onde: Anfiteatro Carlos César de Albuquerque – Hospital de Clínicas de Porto Alegre – Rua Ramiro Barcelos, 2350, Bloco A,