Gestão e Qualidade | 10 de março de 2021

Hospital de Clínicas de Porto Alegre chega ao limite de respiradores disponíveis para o CTI

Instituição hospitalar divulgou novas informações sobre o cenário atual
Hospital de Clínicas de Porto Alegre chega ao limite de respiradores disponíveis para o CTI

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) divulgou novas informações sobre o cenário de atendimento Covid-19 na instituição nesta terça-feira (9). Nesta terça, 202 pacientes se encontravam internados no Hospital, com uma ocupação de leitos no CTI de 130%.

Segundo o HCPA, com o agravamento da situação de lotação de CTI, Emergência e enfermarias, profissionais de saúde se empenham para dar conta da assistência. Para atender à demanda extra de pacientes de alta gravidade, foi necessário realocar equipamentos e profissionais de outras áreas do hospital, instalando leitos críticos adicionais em local onde normalmente deveriam permanecer apenas os casos menos graves.

Respiradores chegam ao limite de unidades disponíveis para o CTI

Uma das preocupações se refere à disponibilidade de ventiladores para os seus leitos críticos. A instituição diz que os equipamentos foram adquiridos pensando nos diferentes tipos de pacientes de CTI. Com a Covid, a maior parte dos pacientes demandam respiradores de alta capacidade, por ser uma doença respiratória. Na última semana, o uso dos ventiladores de alta capacidade aumentou, chegando ao limite de unidades disponíveis para o CTI.

“O HCPA tinha 167 ventiladores cadastrados no CNES para uso em adultos. Desses, 22 são de anestesia, usados para ventilação por curtos períodos de tempo, e 145 são adequados para ventilação mecânica continuada. Um total de 105 ventiladores são considerados de alta performance”, explica a instituição.

Na segunda-feira (8), chegaram ao hospital mais 10 ventiladores de desempenho intermediário, que contribuem com a assistência dos pacientes.

Restrições

O Hospital de Clínicas divulgou também informações sobre as restrições adotadas recentemente, confira:

Consultas e exames: mantidos apenas os atendimentos muito essenciais. Oportunamente, o hospital enviará um SMS aos pacientes para que solicitem nova marcação através do aplicativo Meu Clínicas.


Internações eletivas: suspensas as internações clínicas eletivas (SUS e convênios). Estes pacientes serão contatados por suas equipes.


Cirurgias: cirurgias e procedimentos eletivos que não sejam inadiáveis estão cancelados neste momento.


Transplantes: suspensos todos os transplantes não urgentes.


Visitantes e acompanhantes: as visitas aos andares de internação estão suspensas. Demais unidades também adotaram medidas restritivas que podem ser conferidas neste link.

Dados atualizados

O HCPA disponibiliza um hotsite dedicado à covid-19, atualizado permanentemente. Neste link é possível conferir os números diários, as restrições em vigor e as últimas notícias.



VEJA TAMBÉM