Hospital Cristo Redentor terá mais 18 leitos de UTI
Hospital comemora ainda a chegada de ventiladores e as inúmeras doações da comunidadeComo parte da estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) vai colocar à disposição da população 18 novos leitos de UTI no Hospital Cristo Redentor. No local, está sendo adequada a área da unidade 2º C para receber inicialmente pacientes de UTI provenientes do Hospital Conceição que não são portadores de Covid-19. Posteriormente, poderá receber pacientes com Covid-19, conforme a demanda. Segundo o GHC, a unidade deve ser entregue em breve, estando, nesta fase de transição, aguardando por alguns equipamentos ainda necessários.
Ventiladores pulmonares
No dia 13 de abril, o GHC recebeu 17 ventiladores pulmonares no valor total de R$ 833 mil. Trata-se de processo do novo plano de aquisições solicitado pela diretoria do Grupo para corresponder a necessidade das áreas assistenciais do Grupo.
A fisioterapeuta Elisa Wendland explica a aplicação dos ventiladores e a importância da aquisição para a instituição: “Os ventiladores auxiliam no manejo respiratório dos pacientes. Estes aparelhos ajudam quando pacientes apresentam dificuldade de ventilar espontaneamente, podendo ser utilizados como ventiladores não invasivo (por meio de máscaras) e invasivos, caso haja aumento da demanda por respiradores. Os equipamentos apresentam tecnologia moderna, utilizada em nível mundial, fazendo com que o tratamento do quadro possa ter um melhor manejo.” Conforme ela, já nesta semana as equipes serão capacitadas e os aparelhos serão disponibilizados para o uso na UTI adulto do Hospital Conceição.
Os ventiladores, originalmente adquiridos para ventilação não invasiva – sem necessidade de entubar – também fazem ventilação invasiva e serão fundamentais no enfrentamento da pandemia de coronavírus.
Doação de protetores faciais
Seguem as manifestações de solidariedade da comunidade em relação aos profissionais de saúde do GHC. Na última quinta-feira, 9 de abril, a instituição recebeu da empresa Taurus 2 mil protetores faciais para serem distribuídos aos funcionários. O material é mais um item de proteção especialmente para aqueles que estão no enfrentamento ao coronavírus. A carga foi recebida pelo diretor-presidente do GHC, André Cecchini, e pelos gerentes do Hospital Conceição, Alexandre Bessil e Rafael Ribeiro, que destacaram a importância dos protetores para os colaborares.
UPA Moacyr Scliar recebe o carinho da comunidade
Também no dia 9 de abril, a UPA Moacyr Scliar recebeu doações de lanches e doces, como agradecimento pelo trabalho neste momento difícil para todos. A empresa Chocólatras Anônimos fez doação de palhas italianas e belgas, que contemplaram todos os funcionários da unidade, incluindo os das terceirizadas, de todos os turnos. Já o Cachorro Quente do Bigode doou 30 cachorros-quentes para os funcionários da noite.
Doação de 131 mil máscaras e 2.650 aventais
E na quarta-feira, 8 de abril, as Lojas Renner fez uma importante doação para uso dos profissionais de saúde. São 131 mil máscaras e 2.650 aventais, confeccionados pelas costureiras das Lojas Renner e doadas pela empresa. Os EPIs vão auxiliar na proteção especialmente daqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Recentemente, as Lojas Renner doou ao GHC outras 39 mil máscaras e 4.500 aventais, demonstrando o reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde. Ao total são 170 mil máscaras e 7.150 aventais.
Outras empresas também estão sendo sensíveis neste momento crítico de pandemia e têm feito doações de insumos necessários ao cuido de pacientes e trabalhadores.
Funcionárias doam 500 máscaras
Na terça-feira, 14 de abril, foram doadas 500 máscaras faciais à instituição. As promotoras deste ato foram as funcionárias do Hospital Conceição Tatiane Alves Braga e Caroline Bava. A técnica de enfermagem e a enfermeira do Posto de Enfermagem Terceiro A relataram que pretendem aumentar o número de doações, com o objetivo final de doar 15 mil máscaras faciais.
Militares realizarão ação de desinfecção em frente ao Hospital Conceição
Militares da Marinha e do Exército Brasileiro promoverão uma ação de desinfecção na área do Centro de Triagem Covid-19 do GHC e em frente ao Hospital Conceição, na quinta-feira, 16 de abril, a partir das 14h. A ação é uma das medidas adotadas para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. O Exército vem realizando esta atividade pelo país em áreas estratégicas de grande circulação de pessoas. As Forças Armadas são grandes parceiras do GHC, sendo que o Exército já instalou duas barracas no Centro de Triagem Covid-19 para atendimento.