Hospital Conceição participa de estudo global sobre tratamento para a Covid-19
Dois anticorpos monoclonais estão em fase de testes na instituiçãoO Hospital Conceição está participando de uma pesquisa global multicêntrica sobre tratamento para a Covid-19. Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), o Estudo de uma Plataforma Adaptativa de Tratamento para Pacientes Ambulatoriais com Covid-19 é um protocolo mestre para avaliar a segurança e eficácia de agentes em pesquisa para o tratamento de adultos com a doença do coronavírus de 2019 não hospitalizados e sintomáticos. Esse protocolo é uma iniciativa do National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, por meio da Universidade da Califórnia (UCLA), parceira do Instituto de Pesquisas do Rio Grande do Sul (Ipargs), que é quem está realizando o estudo no Hospital Conceição.
“Até o momento, não existe tratamento para a Covid-19”, alertou o presidente do Ipargs e chefe do Serviço de Infectologia do Hospital Conceição, Breno Riegel Santos. “É necessário urgentemente um tratamento dada a quantidade de vítimas que essa doença vem fazendo”, completou. O especialista explicou que o estudo está em sua sexta tentativa, iniciada neste mês de junho, com o uso de dois anticorpos monoclonais aplicados em infusão intravenosa. Foram recrutados voluntários com sintomas leves de coronavírus acima de 60 anos e até 59 anos com comorbidades, que serão acompanhados durante vários meses.
A instituição hospitalar de Porto Alegre (RS) ressalta que “o estudo é randomizado, em caráter cego, controlado por placebo, com uma plataforma adaptativa que permite que agentes sejam adicionados e retirados durante o curso da pesquisa para a realização de testes de eficácia na mesma infraestrutura. O Hospital Conceição é o único do Rio Grande do Sul a participar. Outros sete centros no Brasil integram a pesquisa.”
Com informações GHC. Foto de Johan Strassburger. Edição SS.