Gestão e Qualidade | 14 de março de 2025

Hospital Banco de Olhos São Pietro apresenta nova recepção destinada a clientes de planos de saúde

Solenidade ocorreu na quinta-feira (13) e contou com a presença de autoridades, gestores do hospital e de outras instituições de saúde, membros de entidades representativas e imprensa.
Hospital Banco de Olhos São Pietro apresenta nova recepção para clientes privados e de planos de saúde

Após inaugurar uma moderna sala com tecnologia de ponta para cirurgias refrativas em fevereiro, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas apresentou nesta quinta-feira (13) a nova recepção destinada a clientes privados e usuários de planos de saúde conveniados ao Hospital Banco de Olhos São Pietro. A solenidade contou com a presença de autoridades, gestores do hospital e de outras instituições de saúde, membros de entidades representativas e imprensa. 

nova recepcao sao pietro

O evento apresentou os investimentos feitos pelo grupo que assumiu a gestão da instituição em 2023, como redesenho do acolhimento dos pacientes feito na entrada do prédio, assim como compra de equipamentos tecnológicos para cirurgia refrativa e bloco cirúrgico.


INSCRIÇÕES ABERTAS PELO SYMPLA (3000 x 1565 px)


Ao portal Setor Saúde, o Sócio Fundado do Grupo São Pietro, Luciano Zuffo (foto abaixo), falou sobre a importância da entrega desta nova área e da responsabilidade de continuar a história do Hospital Banco de Olhos, uma instituição de mais de quarenta anos de atuação que tem contribuído para a saúde ocular de milhões de pessoas. “O Banco de Olhos representa muito para o Rio Grande do Sul. Quando assumimos o Hospital, tínhamos a consciência de que deveríamos demonstrar essa grandiosidade que o Hospital tem, tanto no aspecto estrutural como historicamente. Essa reforma representa a união do moderno com o antigo. Mantivemos aspectos como o belo piso do saguão, por exemplo, e unimos elementos arquitetônicos modernos com tecnologias de ponta. Neste sentido, a recepção pode ser percebida como um elemento deste elo do passado com o moderno. Mas este cuidado vai além do que é facilmente visto. Há muitos investimentos em processos, em pessoas e em melhorias no quesito da qualidade do serviço prestado. São diversos equipamentos novos que estão disponíveis no bloco. Estamos mostrando para a população que o Hospital está em transformação. Parte desta mudança também está na Sala Cirúrgica Refrativa que apresentamos aos convidados, no andar superior. Temos o único aparelho ZEISS MEL 90 disponível hoje na região metropolitana de Porto Alegre. Com ele oferecemos o que há de mais moderno para tratar a miopia e outras condições, de forma mais ágil e segura.”

luciano zuffo

Zuffo também falou do investimento em tecnologias voltadas para o aperfeiçoamento dos processos com foco na jornada do paciente, como por exemplo a adoção de catracas inteligentes. “Hoje a gente consegue medir quanto tempo o paciente leva para chegar até o bloco e o que eu preciso fazer para diminuir esse tempo. Com o novo sistema de monitoramento do paciente in loco, consigo controlar o tempo de atendimento em cada etapa da jornada do cliente. As catracas novas identificam a face do cliente, habilitando-o a entrar somente nas áreas destinadas a ele e aos seus familiares. Este controle também envolve fornecedores, colaboradores etc. Com isto identificamos facilmente os gargalos, sanando-os de maneira rápida. Outro ponto importante é que esperamos conquistar em breve a certificação da ONA para o nosso Hospital. Estamos investindo bastante para qualificar o atendimento, aperfeiçoar a percepção de valor por clientes, stakeholders e parceiros. Mas, acima de tudo, todo o nosso esforço é para fazer com que o cliente seja fidelizado, seja ele de qualquer setor, público ou privado. Para que ele possa vivenciar um atendimento premium”, completou.


health meeting brasil 2025


O Diretor de Relações Governamentais da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) também esteve presente. Marco Aurélio Ferreira (o segundo da direita para a esquerda, foto abaixo) enalteceu o crescimento da São Pietro e mais esta entrega para a população. “Movimentos como o que Banco de Olhos tem feito vem crescendo no Brasil. São hospitais com especialidades diferenciadas que inovam e investem em tecnologia. Assim como o Banco de Olhos, estes hospitais têm nos surpreendido pelo crescimento. A gente fica muito orgulhoso de ver um associado nosso atingir novos avanços como o que estamos vendo hoje. O Grupo São Pietro como um todo vem investindo em qualidade, oferecendo serviços diferenciados, surpreendendo positivamente. Os sócios têm visão empreendedora, colocando o paciente sempre no centro da atenção, buscando excelência e humanização no atendimento”, destacou o executivo da Anahp.

marco ferreira anahp sao pietro

“É bacana ressaltar que quando eu me deslocava para este evento o taxista que me trouxe teceu bastante elogios ao Banco de Olhos, pois já havia sido atendido pelo hospital. E o nosso Diretor Executivo, Antônio Brito, me comentou que já fez uma cirurgia aqui, quando residia em Porto Alegre. São histórias bonitas que demonstram toda a importância deste local. Esta instituição tem um relacionamento muito forte com a cidade e com todos os gaúchos. É muito legal ver que os sócios Luciano [Zuffo] e o Daniel [Giaccheri] se preocupam em manter a raiz com o passado, mas sem deixar de olhar para o futuro. Os sócios e os colaboradores estão de parabéns”, elogiou Ferreira.

são pietro oftalmo

Transformação, investimento e diminuição das filas no SUS

O Secretário Municipal da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter (foto abaixo), elogiou a nova entrega, a gestão do Grupo São Pietro e a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu acompanhei o início desta transformação desde quando eu era diretor da Vigilância em Saúde e logo após o Grupo São Pietro passar a fazer a gestão do Hospital Banco de Olhos. Vi os projetos audaciosos de melhoria. Esta inauguração nos alegra muito, pois confirma toda a nossa expectativa. Esse era um hospital que carecia de um investimento importante. O Grupo São Pietro possui uma gestão extremamente madura que tem conseguido avançar de forma sólida em seus planejamentos, recuperando todo o histórico de serviços que o Banco de Olhos carrega. Ele sempre foi referência para o estado do Rio Grande do Sul e para Porto Alegre. É uma instituição que possui um papel fundamental”, comemorou.

fernando ritter

Ritter também anunciou projetos de parceria com o Hospital Banco de Olhos, com foco na diminuição das filas em demandas oftalmológicos para pacientes SUS. “Além de promover serviço de urgência oftalmológica para todo o Estado, o Banco de Olhos também presta consultas, exames e cirurgias importantes para o SUS. E agora ele aceitou um novo desafio. Nós estamos trabalhando em um programa de melhoria de acesso ao especialista em parceria do Governo Federal, com novas consultas, exames e procedimentos para serem realizados aqui. Adicionalmente ampliamos o contrato da Prefeitura de Porto Alegre com o Banco de Olhos para prestar um maior número de serviços e diminuir consideravelmente a nossa maior fila de espera que é em oftalmologia. Cerca de 45 mil pessoas esperam atendimento especializado em oftalmo. A gente também lançou um desafio para eles: criar um centro especializado em reabilitação. Há ainda outras novidades a serem divulgadas que  ajudarão a diminuir em muito as carências da população nesta especialidade médica. É um avanço importante, o Banco de Olhos é um hospital extremamente necessário. Estamos cumprindo com uma missão que foi protocolada quando o nosso prefeito Sebastião Mello e a nossa vice-prefeita Betina Worm se candidataram. Eles disseram que iam reduzir as filas na saúde. E passa pela oftalmologia e o Hospital Banco de Olhos este compromisso. A São Pietro topou o desafio de nos ajudar nessa missão. É um parceiro importante”, destacou o Secretário da Saúde de Porto Alegre.

Betina Worm

A Vice-prefeita Betina Worm (foto acima) foi uma das autoridades presentes. “Fico muito feliz em ver este upgrade. O Banco de Olhos sempre foi um referência, assim como o Pronto Socorro é para nós nas outras emergências em queimados, traumas, etc. O Secretário [da Saúde de Porto Alegre] me confirmou que vocês provavelmente irão assumir uma fatia importante na parte de consultas para aliviar uma das filas mais longas que temos hoje em nosso município”, disse aos sócios Worm, em sua declaração ao público presente.

“Muitas cidades acabam enviando pacientes para Porto Alegre. É algo muito bom para o usuário de longe ter mais esta opção. Mas também é um desafio pela sobrecarga que gera em nossos equipamentos de saúde, já que a alta demanda interfere no quesito agilidade. Este aumento de serviços disponibilizados pela São Pietro será muito importante”, agradeceu a Vice-prefeita de Porto Alegre.


IMG_6214


Sala de Cirurgia Refrativa e ZEISS MEL 90

Após a cerimônia os convidados visitaram a Sala de Cirurgia Refrativa e o seu novo equipamento para cirurgias, o ZEISS MEL 90. A tecnologia de ponta é considerada a mais moderna disponível em Porto Alegre e possibilita obter resultados de excelência em correções oftalmológicas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Uma das vantagens do MEL 90 é a sua rapidez, possibilitando procedimentos mais rápidos e com maior segurança para o paciente. 

zeiss 90 mel cirurgia refrativa

O equipamento traz mais precisão nos pequenos detalhes da cirurgia, segurança e qualidade de vida ao paciente após o procedimento. Os principais benefícios da ZEISS MEL 90 são a precisão do laser para correção da visão, recuperação visual completa do paciente em até 3 semanas, garantia de um procedimento seguro, efetivo e rápido. Na maioria dos casos elimina a necessidade de óculos ou lentes de contato e possibilita que o paciente volta às rotinas de trabalho em apenas uma semana.

Veja fotos da cerimônia

foto 1

FOTO 2

FOTO 3

SAO PIETRO4

Fotos: Renan Constantin e equipe Setor Saúde.

 

 

 

VEJA TAMBÉM