Hospitais filantrópicos de Passo Fundo se reúnem com lideranças públicas
O objetivo das casas de saúde foi sensibilizar as lideranças para a necessidade de alocar os recursos necessários para garantir a sustentabilidade dos filantrópicos e a continuidade de prestação de serviços destinados à população pelo SUSO Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo (RS), participou de uma série de reuniões com representantes do Ministério Público Estadual, do Executivo, do Legislativo, dos Conselhos Municipais de Passo Fundo e da Saúde como parte das ações realizadas, nesta terça-feira (19), a nível nacional pelos Hospitais Filantrópicos. O objetivo das casas de saúde, através da campanha “Chega de Silêncio”, é sensibilizar as lideranças para a necessidade de alocar os recursos necessários para garantir a sustentabilidade dos filantrópicos e a continuidade de prestação de serviços destinados à população do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Ministério Público, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, e o diretor jurídico, Marco Mattos, juntamente com o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS, Luciney Bohrer, foram atendidos pela Promotora Cristiane Cardoso que recebeu um documento relatando as atuais dificuldades do setor.
Em seguida na prefeitura, os administradores das Instituições hospitalares conversaram com o vice-prefeito de Passo Fundo, João Pedro Nunes, e com a secretária municipal da Saúde, Cristine Pilati. Em um outro encontro no Hospital de Clínicas, o presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles, se comprometeu em levar a pauta para ser discutida na casa do povo.
O HSVP recebeu ainda a visita do coordenador geral dos Conselhos Municipais, Ronaldo Rosa, da coordenadora do Conselho Municipal da Saúde, Leonilde Zamuner, e da conselheira Denair Sandri, que também receberam uma cópia do documento conscientizando a todos sobre a atual situação dos hospitais filantrópicos.
Texto e fotos: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP Passo Fundo