Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 30 de junho de 2024

Hospitais de ponta no Brasil anunciam a criação da Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados

Ao portal Setor Saúde o CEO do Hospital Moinhos de Vento - uma das seis instituições fundadoras - detalhou ações e metas da entidade.
Hospitais de ponta no Brasil anunciam a criação da Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados

Os hospitais A.C.Camargo Cancer Center, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Alemão Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Sírio-Libanês (associados fundadores) anunciaram nos últimos dias a criação da Ahfip (Associação dos Hospitais Filantrópicos Privados). A entidade nasce com o papel de contribuir para o desenvolvimento de soluções que resultem na evolução de todo o sistema de saúde nacional, diante do cenário de aceleradas transformações que o setor tem vivido nos últimos anos. Os hospitais associados seguirão atuando de forma independente enquanto a entidade se dedicará a ampliar a atuação assistencial e social do segmento dos filantrópicos.

Os hospitais fundadores da Ahfip somam 2.814 leitos, incluindo 566 leitos de UTI e um total de 846.509 consultas em PA, 1.076 publicações nacionais e internacionais com um corpo clínico altamente qualificado. “Temos qualificações específicas que devem ser evadas em consideração. Somos referência no setor, protagonistas em medicina de ponta que se estende a toda a sociedade por meio de pesquisa, inovação e a excelência na gestão dos serviços do setor. Por isso, temos muito a contribuir para a visão de futuro do sistema da saúde”, afirma José Marcelo de Oliveira, presidente do Conselho da Ahfip e CEO do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


HEALTH-MEETING-TRABALHO-CIENTIFICO


O portal Setor Saúde conversou com Mohamed Parrini (CEO Hospital Moinhos de Vento) e conselheiro da Ahfip para conhecer mais sobre a iniciativa. Parrini destacou a importância do Hospital Moinhos integrar o rol de instituições fundadoras da Ahfip. “O Hospital Moinhos de Vento é referência em saúde ao estar entre as melhores instituições do Brasil, segundo rankings internacionais. Ao lado de outros grandes hospitais filantrópicos, vamos unir esforços para o fortalecimento de trocas de experiência e de busca de soluções para o mercado. A decisão de compor a Associação de Hospitais Filantrópicos Privados (Ahfip) está diretamente conectada a um dos nossos objetivos estratégicos – redefinir a saúde do Brasil. Sem dúvidas, o pensamento coletivo auxilia para a expansão do acesso a uma saúde de qualidade para a nossa população e para o fomento de debates importantes para o setor como um todo.”


Anuncio_SetorSaudeCamapanhaCancer_Kaplan

O executivo também detalhou os principais objetivos esperados em termos de gestão e assistência para o Hospital Moinhos a partir da articulação com a Ahfip e o papel de parceiros do setor, como operadoras e indústria da saúde. “A atuação conjunta deve gerar troca de conhecimentos sobre gestão, qualidade e segurança assistencial que resultem em novos protocolos e indicadores. O novo contexto deve gerar competitividade entre os seus membros, constituindo redes independentes de prestação de serviço baseadas em interoperabilidade de dados. Estamos buscando pontos de convergência e colaboração, mantendo a independência dos membros da Ahfip. Sobre os parceiros da saúde suplementar, vamos fomentar as discussões sobre a atuação de redes de prestadores de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares monitoradas pelas instituições da Ahfip. Os debates serão baseados na qualidade e segurança dos serviços prestados, na prática da medicina com base em ciência e no posicionamento de mercado dos seus membros independentes”, explicou.


compras-hospitalares-shs

Primeira ações e metas 

Conforme Parrini, “as primeiras ações da Ahfip buscarão soluções para repensar o mercado e promover a disseminação do resultado de pesquisas e práticas de benchmarking, incluindo boas práticas de gestão, com foco no cuidado assistencial para promover o acesso à saúde de qualidade no país. Além disso, entre as metas está a difusão de conhecimento científico para a comunidade médica. Estão sendo criados grupos de trabalho para essas diferentes iniciativas.”


banner-naxia-600


Interoperabilidade e a importância do movimento de colaboração com a Ahfip 

“A interoperabilidade, hoje, é fundamental tanto para melhorar a qualidade da assistência quanto para reduzir custos, atingindo-se assim a tão desejada sustentabilidade no sistema de saúde. Mas, para que a interoperabilidade avance, é preciso integrar dados de diversos sistemas que operam na saúde pública e privada. A colaboração da Ahfip poderá ser mais um passo nesta ampliação do sistema”, entende Parrini.

O CEO do Hospital Moinhos cita um exemplo de interoperabilidade que pode vir a ser replicada em hospitais parceiros. “O Hospital Moinhos de Vento faz uso de uma ferramenta que padroniza as informações do paciente e unifica as informações de toda a sua jornada na instituição com a integração dos sistemas. O sistema garante a democratização das informações do paciente, para que todos os profissionais e o próprio paciente tenham acesso de forma segura e integrada a esses dados. Se integrarmos a outras unidades do país, poderemos nos conectar para trocar dados de pacientes e permitir um cuidado ainda mais assertivo”, afirma Parrini.

Sustentabilidade, filantropia e iniciativas setoriais

Conforme anunciado pela Ahfip, a filantropia é o que une os seis hospitais de ponta no Brasil em uma associação dedicada a promover a excelência na saúde por meio da colaboração em inovação, ensino e pesquisa e responsabilidade social. Com base nas competências de gestão e de assistência e na diferenciação médica de cada instituição, os hospitais filantrópicos fazem a diferença tanto na prestação direta de serviços de saúde quanto no desenvolvimento de iniciativas que contribuem para o avanço da prática médica, gerando benefícios para todo o sistema. Essas iniciativas incluem desenvolvimento de programas para acreditação internacional focados na qualidade e segurança do paciente, pesquisa científica, ensino para profissionais de saúde, atendimento ao SUS (Serviço Único de Saúde) por meio de contratos assistenciais ou de programas de desenvolvimento do sistema, incorporação de novas tecnologias que agreguem valor no cuidado ao paciente, entre outras iniciativas.

ahfip

“Os membros da Ahfip possuem profundo conhecimento e uma visão abrangente dos setores público e privado, elementos fundamentais para o desenvolvimento de soluções de saúde. Vamos aprofundar discussões e propostas sobre o setor em parceria com agências reguladoras, operadoras de planos de saúde e demais integrantes do sistema”, destaca Oliveira.

A Associação será liderada por Jaques Rosenzvaig, profissional com 40 anos de experiência como executivo, consultor e conselheiro de empresas em diversos setores. Por mais de 20 anos foi CEO de organizações que promoveram processos de grandes transformações setoriais.

Entre as iniciativas setoriais anunciadas pela Ahfip estão:

Desenvolvimento de novas tecnologias em saúde;


Colaboração em pesquisas médicas para avanços do setor;


Busca por eficiência operacional;


Promoção de bem-estar e saúde de colaboradores do setor;


Desenvolvimento de projetos de educação.

A Ahfip diz que acolherá novos associados que se alinhem a seu propósito, ampliando ainda mais as perspectivas e a força das iniciativas, que a entidade deseja propagar para todo o Brasil.

Saiba mais sobre a ahfip.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 



VEJA TAMBÉM