Gestão e Qualidade | 8 de novembro de 2021

Hospitais de Canoas promovem mutirões no Novembro Azul

Hospitais Nossa Senhora das Graças e Universitário realizam consultas e cirurgias com foco na saúde masculina
Hospitais de Canoas promovem mutirões no Novembro Azul

Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina. Denominado Novembro Azul, o período chama a atenção para a prevenção do câncer de próstata, que acomete milhares de homens, sendo a segunda maior causa de mortes por cânceres masculinos no Rio Grande do Sul e no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Em Canoas (RS), os hospitais Nossa Senhora das Graças (HNSG) e Universitário (HU) terão mutirões de consultas e cirurgias para atender à saúde dos homens.

No HU, serão 100 consultas urológicas disponibilizadas no dia 26. Já no Graças, serão realizadas 41 cirurgias em dois sábados, nos dias 20 e 27. O objetivo é atender pacientes que tiveram consultas e procedimentos adiados em função da Covid-19. O coordenador das equipes de Urologia do HNSG e do HU, Luciano Zuffo (foto), enfatiza que a pandemia mostrou ao mundo a importância de, cada vez mais, cuidarmos da saúde. “Temos que deixar de lado o preconceito e focar na prevenção.”

O principal fator de risco para o câncer de próstata é a idade, e a melhor forma de prevenir é manter hábitos saudáveis: dieta equilibrada e com pouca gordura, atividades físicas regulares, índice de massa corporal adequado, consumo moderado de álcool e não fumar são fatores que ajudam na prevenção inclusive de outras doenças crônicas, mas acompanhamento médico também é fundamental. “O câncer de próstata geralmente está ligado ao envelhecimento, então quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura”, reforça Zuffo.

Rede de tratamento

Canoas conta com uma rede de atendimento para acompanhar a saúde masculina e, se necessário, tratar o câncer de próstata. O atendimento inicia nas Unidades Básicas de Saúde e, de lá, os pacientes são encaminhados para consultas com urologistas, seja no Graças como no HU. Em caso de câncer, o paciente passa a ter acompanhamento do Centro de Oncologia, no HNSG.

Foto: Crédito Eduardo Buchholz (HU)

 



VEJA TAMBÉM