Hospitais Conceição e Criança Conceição atingem a marca de 60 e 51 anos de atuação, respectivamente
Instituições 100% SUS integram o Grupo Hospitalar Conceição
Os hospitais Conceição e Criança Conceição completaram 60 e 51 anos de serviços prestados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições integram o Grupo Hospitalar Conceição, que mantém ainda os hospitais Cristo Redentor e Fêmina, além da UPA Moacyr Scliar, de 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Escola GHC.
Hospital Nossa Senhora da Conceição
O Hospital Nossa Senhora da Conceição iniciou sua história em 1960 com a criação da Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, cujo nome foi uma homenagem à padroeira do dia do aniversário de seu fundador, Jahyr Boeira de Almeida, 8 de dezembro. O Hospital Nossa Senhora da Conceição foi o segundo concebido por Almeida (o primeiro foi o Hospital Cristo Redentor), um visionário que, ao observar Porto Alegre do alto do Morro Santa Teresa, concluiu que a cidade cresceria para a Zona Norte.
Após ser desapropriado pelo governo federal em 1975, juntamente com os hospitais Cristo Redentor, Fêmina e Criança Conceição, passou a formar o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Atualmente, o GHC é a maior rede pública de hospitais do Sul do país, com atendimento 100% SUS.
Ao longo de sua vitoriosa trajetória, o Hospital Nossa Senhora da Conceição foi palco de muitas conquistas e desafios. Viu crescer seus serviços, seu parque tecnológico e seu campo de atuação, expandindo também para as áreas de ensino e de pesquisa. Formou muitos dos médicos especialistas do Estado.
Mais de 6,4 mil colaboradores e 772 leitos
O Hospital Conceição é a maior unidade do GHC, oferecendo todas as especialidades de um hospital geral em seu ambulatório, emergência e na internação. Conta com 6.467 empregados e 772 leitos. Realiza anualmente mais de 16 mil cirurgias e 470 mil consultas. E em breve, entregará à população o hospital do câncer, o Centro de Hematologia e Oncologia do GHC.
No Estado, o Hospital Conceição é hoje referência no atendimento a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Neste sentido, desde janeiro último, a instituição vem atuando para qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes e as condições de trabalho de seus empregados, com foco nesta doença, sua prevenção e tratamento. Entre as ações contou com a ampliação de 16 leitos de terapia intensiva para casos não Covid, a adaptação de 44 leitos de UTI para atendimento Covid e a adaptação de unidades de enfermaria específicas, com 76 leitos para atendimento Covid.
Hospital Criança Conceição faz 51 anos
Também neste 8 de dezembro, o Hospital Criança Conceição (HCC) comemora 51 anos de fundação. Unidade pediátrica do Grupo Conceição, o HCC funciona em prédio anexo ao Hospital Conceição, prestando assistência ambulatorial, de emergência e internação. É responsável pela maioria das internações hospitalares do Estado na faixa de 0 a 13 anos.
Personalidades gravam vídeos em homenagem
Lideranças do setor da saúde e da campo político, assim como personalidades do esporte e profissionais da comunicação deixaram recados em vídeo, confira aqui ou pelo facebook da instituição.