Mundo | 26 de junho de 2013

Hospitais americanos oferecem seus próprios Planos de Saúde

Medida pode diminuir gastos e, principalmente, oferecer melhor atendimento
Hospitais americanos oferecem seus próprios Planos de Saúde

Hospitais americanos  estão novamente voltando suas atenções para o negócio que envolve planos de saúde próprios. As Accountable Care Organizations – ACO (Organizações Responsáveis por Atendimentos, em tradução livre) criam a oportunidade para que o serviço seja oferecido diretamente pelo estabelecimento, o que proporciona desenvolver um atendimento em conjunto com seus próprios SADT (inclusive terceirizados)  e com a comunidade, sem nenhum tipo de interferência de operadoras de planos de saúde.

Resultado das medidas inclusivas do Obamacare (sistema de saúde norte-americano), o setor da saúde pode aumentar suas receitas. Vantagem para o paciente, que teria a opção de um plano integral, com acompanhamento médico feito de forma mais próxima e completa. Além disso, a concorrência força as seguradoras a oferecerem melhores serviços com preços mais acessíveis.

Um fator importante para o desenvolvimento de planos de saúde de hospitais é a necessidade premente de diminuir os gastos na área médica. Nos EUA, o número de hospitais e instituições de saúde que têm interesse em estabelecer seus próprios planos tem crescido bastante.

A mudança de cultura no atendimento, no entanto,  requer cuidados. O sucesso vai exigir o uso agressivo de tecnologias da informação e novos incentivos para que médicos e hospitais promovam a promoção da saúde  e cuidados preventivos.

Veja, a seguir, a lista de algumas importantes instituições que estão aderindo às ACOs:

Catholic Health Initiatives – com 72 hospitais em 17 estados, adquiriu parcela majoritária da seguradora Southpath Health, por US$ 24 milhões.

Detroit Medical Center – Fez um acordo de aproximadamente US$ 6 milhões com a Vanguard Health Systems e comprou o plano de saúde ProCare.

Partners HealthCare System – Principal hospital e rede médica de Massachusetts, comprou a Neighborhood Health Plan, que atende a mais de 240 mil pacientes – maioria de baixa renda – da região de Boston. Uma das formas de chegar às pessoas é o Neighborhood Health (Bairro Saúde, em tradução livre), que dá atendimento em centros específicos da comunidade.

Steward Health Care System – Há mais de um ano tem comprado estabelecimentos comunitários e pretende lançar o programa Steward Community Choice (Escolha Comunitária Stewart), que foca em empresas pequenas de todo o estado de Massachusetts, oferecendo planos com valores 20% a 30% mais baixos em relação à concorrência atual.

Cooper University Health Care – O campus clínico da Universidade de Rowan, New Jersey, firmou parceria com a AmeriHealth New Jersey e a Independence Blue Cross para desenvolver uma série de produtos para profissionais e consumidores em geral.

Piedmont Healthcare e WellStar Health System – Dois dos maiores provedores de saúde de Atlanta anunciaram projeto para estabelecer um plano de seguro de propriedade conjunta que irá comercializar a cobertura para empregadores e beneficiários do Medicare. O lançamento será no início de 2014.

TÓPICOS , , , ,

VEJA TAMBÉM