Hospitais americanos oferecem seus próprios Planos de Saúde
Medida pode diminuir gastos e, principalmente, oferecer melhor atendimentoHospitais americanos estão novamente voltando suas atenções para o negócio que envolve planos de saúde próprios. As Accountable Care Organizations – ACO (Organizações Responsáveis por Atendimentos, em tradução livre) criam a oportunidade para que o serviço seja oferecido diretamente pelo estabelecimento, o que proporciona desenvolver um atendimento em conjunto com seus próprios SADT (inclusive terceirizados) e com a comunidade, sem nenhum tipo de interferência de operadoras de planos de saúde.
Resultado das medidas inclusivas do Obamacare (sistema de saúde norte-americano), o setor da saúde pode aumentar suas receitas. Vantagem para o paciente, que teria a opção de um plano integral, com acompanhamento médico feito de forma mais próxima e completa. Além disso, a concorrência força as seguradoras a oferecerem melhores serviços com preços mais acessíveis.
Um fator importante para o desenvolvimento de planos de saúde de hospitais é a necessidade premente de diminuir os gastos na área médica. Nos EUA, o número de hospitais e instituições de saúde que têm interesse em estabelecer seus próprios planos tem crescido bastante.
A mudança de cultura no atendimento, no entanto, requer cuidados. O sucesso vai exigir o uso agressivo de tecnologias da informação e novos incentivos para que médicos e hospitais promovam a promoção da saúde e cuidados preventivos.
Veja, a seguir, a lista de algumas importantes instituições que estão aderindo às ACOs:
Catholic Health Initiatives – com 72 hospitais em 17 estados, adquiriu parcela majoritária da seguradora Southpath Health, por US$ 24 milhões.
Detroit Medical Center – Fez um acordo de aproximadamente US$ 6 milhões com a Vanguard Health Systems e comprou o plano de saúde ProCare.
Partners HealthCare System – Principal hospital e rede médica de Massachusetts, comprou a Neighborhood Health Plan, que atende a mais de 240 mil pacientes – maioria de baixa renda – da região de Boston. Uma das formas de chegar às pessoas é o Neighborhood Health (Bairro Saúde, em tradução livre), que dá atendimento em centros específicos da comunidade.
Steward Health Care System – Há mais de um ano tem comprado estabelecimentos comunitários e pretende lançar o programa Steward Community Choice (Escolha Comunitária Stewart), que foca em empresas pequenas de todo o estado de Massachusetts, oferecendo planos com valores 20% a 30% mais baixos em relação à concorrência atual.
Cooper University Health Care – O campus clínico da Universidade de Rowan, New Jersey, firmou parceria com a AmeriHealth New Jersey e a Independence Blue Cross para desenvolver uma série de produtos para profissionais e consumidores em geral.
Piedmont Healthcare e WellStar Health System – Dois dos maiores provedores de saúde de Atlanta anunciaram projeto para estabelecer um plano de seguro de propriedade conjunta que irá comercializar a cobertura para empregadores e beneficiários do Medicare. O lançamento será no início de 2014.