HED lança novo ciclo estratégico que irá nortear a instituição até 2027
Para o superintendente médico, Dr. Cyro Leães, “o planejamento estratégico é a alma do hospital. Une todos os setores para um bem comum. Não tenho dúvidas de que este planejamento trará grandes resultados para o nosso hospital.”
Um ciclo estratégico é o instrumento que permite às instituições traçarem metas de longo prazo, organizando ações e decisões em direção a um futuro desejado. Ele funciona como um guia, alinhando objetivos, pessoas e recursos para garantir que a organização avance de forma sustentável, segura e eficaz.
Na manhã de quarta-feira, 16 de abril, no Anfiteatro do Hospital Ernesto Dornelles (HED), foi lançado o novo ciclo estratégico da instituição, que irá orientar os próximos passos do hospital até 2027. O evento, voltado às lideranças estratégicas, foi conduzido pela coordenadora do Planejamento Estratégico e da Qualidade, Renata Gueresi.
Durante a programação, foi apresentado um breve histórico da implementação do planejamento estratégico na instituição, iniciado em 1996 e efetivamente colocado em prática a partir de 2006. Ao longo desse caminho, o Hospital Ernesto Dornelles acumulou conquistas expressivas, como a certificação do Centro de Cirurgia Bariátrica, certificações da ONA, os prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania, além da certificação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) para o Laboratório de Análises Clínicas.
O novo ciclo estratégico é estruturado em quatro áreas que abrangem os principais pilares institucionais: Sustentabilidade; Cliente e Mercado; Processos e Inovação; e Pessoas e Desenvolvimento. Além disso, os valores organizacionais foram revisados para refletir os compromissos atuais da instituição: agir com integridade, evoluir com conhecimento e eficiência, transformar com inovação, garantir excelência e segurança, cuidar do amanhã e unir forças pelo melhor cuidado.
A missão do HED foi repaginada para: “Proporcionar assistência qualificada à saúde e ao ensino, buscando ser referência médico-hospitalar, por meio de uma empresa sustentável.” E a visão para o novo ciclo é: “Ser excelência em saúde, inovação e compromisso com a experiência das pessoas.”
Uma nova forma de pensar o planejamento
A grande inovação deste ciclo está no modelo adotado para representar as diretrizes estratégicas: a mandala. A imagem simboliza a essência do HED como centro irradiador das ações, onde todas as áreas se interconectam. O modelo reflete o dinamismo do hospital, com movimento contínuo do centro para as bordas e vice-versa, inspirando sinergia e propósito compartilhado.
Apresentação das perspectivas estratégicas
Durante o evento, também foram apresentadas as metas e estratégias de cada perspectiva:
– Sustentabilidade, apresentada pela coordenadora da Gestão Ambiental, Elizandra Borba, visa garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica da instituição. As metas incluem melhorar em 10% a performance operacional e reduzir em 2% o custo fixo. Serão trabalhadas práticas de gestão eficiente, orçamento, sustentabilidade e gestão de riscos.
– Cliente e Mercado, coordenada pelo Coordenador de Contas Hospitalares, Diego Dias, tem como objetivo tornar o HED uma referência em cuidado, qualidade e experiência do cliente. As metas incluem atingir 90% de satisfação dos clientes e diversificar as fontes de receita. Serão trabalhadas ações de identidade visual, novos negócios, parcerias e excelência em serviços.
– Processos e Inovação, apresentada pela supervisora de Comunicação e Marketing, Ana Paula Leal, tem como foco implantar uma cultura de excelência operacional com transformação digital. A meta é desenvolver o Índice de Experiência Personalizada em 75%. Entre as estratégias estão o plano diretor da infraestrutura, automação de processos, gestão da mudança e melhoria da jornada da pessoa.
– Pessoas e Desenvolvimento, conduzida pela supervisora de Treinamento e Desenvolvimento, Patrícia Reis, tem como objetivo priorizar o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, com meta de atingir 80% da performance geral do objetivo. O grupo trabalhará temas como cultura organizacional, bem-estar, engajamento e valorização de talentos.
Compromisso com a execução
Ao final das apresentações, a coordenadora do planejamento, Renata Gueresi, explicou os métodos de trabalho que serão utilizados para garantir a execução das estratégias: a principal ferramenta será o SA (Strategic Adviser), apoiado por um colegiado de Governança Clínica e Planejamento. Os projetos serão organizados por planos de ação claros, com prazos e responsabilidades bem definidos.
Encerramento inspirador
O encerramento do evento contou com falas emocionadas dos superintendentes da instituição. Para o superintendente médico, Dr. Cyro Leães, “o planejamento estratégico é a alma do hospital. Une todos os setores para um bem comum. Não tenho dúvidas de que este planejamento trará grandes resultados para o nosso hospital.”
Já o superintendente executivo, Sr. Odacir Rossato, destacou o orgulho pelo trabalho desenvolvido: “Estou encantado com o que vivemos hoje. Este momento representa o quão qualificados somos. O desafio é grande, mas seguiremos trabalhando em equipe para tornar o hospital cada vez mais sustentável. Esse trabalho foi desenvolvido pela nossa gente, sem uma assessoria externa, e isso me deixa muito orgulhoso. Parabéns a todos.”
Ao final do encontro, as lideranças receberam mandalas representando o novo ciclo estratégico do Hospital Ernesto Dornelles — símbolo de um futuro guiado por propósito, integração e excelência.