Gestão e Qualidade | 21 de junho de 2025

HED aposta em energia renovável e evita emissão de 275 toneladas de CO₂

Certificação comprova que, em 12 meses, a instituição deixou de lançar na atmosfera o equivalente ao plantio de duas mil árvores ou a 30 voltas ao redor da Terra com um carro de passeio.
HED aposta em energia renovável e evita emissão de 275 toneladas de CO₂

Como um hospital pode contribuir com a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, transformar a realidade de uma comunidade? No Hospital Ernesto Dornelles (HED), a resposta está em um conjunto de práticas sustentáveis que uniram eficiência energética, gestão de resíduos e impacto social — e que agora resultam em reconhecimento.


IMG_6214


Na última segunda-feira (16), o HED recebeu o Certificado de Energia Renovável, entregue pela empresa Electric, por sua expressiva redução de emissões de CO₂ no último ano. A certificação comprova que, em 12 meses, a instituição deixou de lançar na atmosfera 275 toneladas de gás carbônico — o equivalente ao plantio de duas mil árvores ou a 30 voltas ao redor da Terra com um carro de passeio.


banner setor saúde (1)


A entrega do certificado foi realizada pelo consultor de energia da Electric, Lucas Bischoff, e contou com a presença do superintendente executivo do HED, Sr. Odacir Rossato; da gestora ambiental, Elizandra Borba; da gerente de Governança Clínica, Dra. Juliana Fernandes; e do gerente de Recursos Humanos, Sr. José Antônio da Costa.


banner-ss-25-julho-comercial


Desde 2019, o HED atua no mercado livre de energia, com o consumo monitorado de forma estratégica para garantir eficiência energética e responsabilidade ambiental. O cálculo da economia de emissões é baseado no fator de emissão do Ministério de Minas e Energia, considerando o porte da instituição.

“A conquista do certificado para o HED é, ao mesmo tempo, um marco e um estímulo para que novas ações sejam desenvolvidas no futuro. Nosso compromisso com a sustentabilidade é contínuo e representa o nosso olhar para as próximas gerações”, destaca o superintendente executivo, Sr. Odacir Rossato.

A gestão ambiental da instituição vem sendo ampliada desde 2023, com políticas rigorosas de manejo de resíduos, campanhas de conscientização interna e revisão do uso de insumos descartáveis. Essas práticas fazem parte de um modelo hospitalar mais sustentável que está sendo construído de forma contínua.

“Pensar a gestão ambiental vai além do cuidado com o meio ambiente. É um movimento que também considera o impacto social e econômico, com ações que reverberam na sociedade. Cada conquista precisa ser celebrada, pois é o reflexo de um trabalho coletivo e consistente”, afirma Elizandra Borba, gestora ambiental do HED.

Uma das iniciativas de maior destaque é o reaproveitamento correto de resíduos recicláveis, que são encaminhados a uma unidade de tratamento na Lomba do Pinheiro e geram renda para famílias da comunidade local. O impacto social da ação foi reconhecido em 2024 com o prêmio Top Cidadania da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RS.

Além disso, o hospital segue avançando na meta de redução de resíduos. Recentemente, em 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o HED deu mais um passo rumo ao Lixo Zero, com o fim do uso de copos plásticos no refeitório. A mudança reforça o compromisso com práticas sustentáveis e tem gerado resultados significativos: entre janeiro e abril de 2024, em comparação com o mesmo período de 2025, houve uma redução de 29% no uso de copos plásticos em toda a instituição.

“A transformação que está acontecendo dentro do Ernesto Dornelles é um exemplo de como as instituições de saúde podem ser protagonistas em ações ESG. Nosso compromisso é fazer mais do que o básico e inspirar outras organizações a seguirem esse caminho”, finaliza Elizandra.

VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência