Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 19 de janeiro de 2022

Healthtech mapeia os melhores modelos de eficiência na cadeia de suprimentos para cada perfil de instituição de saúde

Focada na área de suprimentos hospitalares, a SHS atua na implementação de sistemas inteligentes que, com base em dados, sugerem reduções de custos e otimizações de processos
Healthtech mapeia os melhores modelos de eficiência na cadeia de suprimentos para cada perfil de instituição de saúde

A SHS chegou ao mercado no final de 2020 com a proposta de apoiar os processos de compras e logística de instituições de saúde. Dentro do core business da healthtech, estão presentes a padronização de itens otimizados por perfil assistencial e maior previsibilidade de estoque, ao conectar hospitais, executivos e fornecedores.

Daniela Pereira, CEO da SHS, revela que a healthtech surge como a solução para evolução do atual modelo operacional de suprimentos do setor, baseado na conexão pontual entre comprador e fornecedor, para um modelo fundamentado em relacionamento de longo prazo, garantindo ganhos para todos os envolvidos.

“O NESS.AI, nossa tecnologia proprietária, utiliza-se de Inteligência artificial para tornar acessíveis os processos operacionais. O modelo de relacionamento estratégico é largamente adotado pela indústria e pelas instituições de saúde de renome, o que exige investimento em tecnologia, dados estruturados e recursos humanos qualificados, que são escassos”, explica Daniela Pereira.

O modelo inovador da healthtech possui uma inteligência artificial capaz de padronizar materiais e medicamentos, saneando base de cadastros para uma parceria estratégica e certeira com fornecedores, que participam ativamente das oportunidades de eficiência, gerando novos negócios e ampliando sua presença no mercado.

Bruno Barreto, diretor comercial e de operações da SHS destaca que a healthtech nasceu a partir da necessidade de conexão e criação de um modelo de negócio que possibilitasse o compartilhamento de oportunidades e ganhos em escala com o apoio da tecnologia.

“Esta é uma demanda que tive a oportunidade de observar ao longo da minha carreira em pequenas, médias e grandes instituições de saúde pelo Brasil. Então, a SHS vem, justamente, para entregar essa proposta de valor e ganhos relevantes ao setor de saúde, alocando seus recursos de forma eficiente e criando uma rede de soluções estratégicas e inteligentes” aponta Bruno Barreto.

Hoje, são mais de 13 grupos econômicos de saúde que atuam em parceria com a healthtech, clientes focados em otimizar suas cadeias de suprimentos e comprometidos em oferecer um serviço de excelência.

Parcerias de sucesso

Um desses parceiros é o Hospital Mackenzie de Dourados, considerado um dos maiores complexos hospitalares do interior do Mato Grosso do Sul, dedicado à assistência de cerca de 1 milhão de habitantes que moram nos 34 municípios da região.

Com mais de 2.500 atendimentos por mês, o hospital precisava de uma solução que permitisse a visibilidade e otimização das negociações, bem como o acesso a fornecedores qualificados, que garantisse a qualidade dos insumos adquiridos, essenciais para a prestação de um serviços de excelência na instituição.

Nesse cenário, um dos maiores desafios enfrentados pelo time de gestão do Hospital Mackenzie de Dourados era a baixa disponibilidade de fornecedores, o que dificultava encontrar melhores ofertas de insumos hospitalares. Como pontua Thais Carvalho Dambrós, gerente de compras do Hospital Mackenzie de Dourados.

shs healthtech logo

“Uma vez que estamos localizados em uma região mais afastada de grandes polos econômicos do país, não tínhamos a certeza de ter boas negociações, em função de frete, logística e legislação tributária”.

A solução foi contratada em Julho de 2020. Meses depois, a inteligência da SHS começou a dar frutos e possibilitou ao Hospital Mackenzie de Dourados o acesso a novas marcas e melhores negociações com parceiros antigos, o que resultou em uma economia de 15% para o caixa da instituição. Assim, a redução de custos permitiu suprir aproximadamente 5 leitos hospitalares por um ano inteiro.

“Ser parceiro da SHS nos permitiu ter uma abrangência e capilaridade no mercado e possibilitou maior poder de negociação, equiparáveis com o praticado em todo território nacional”, revela a gerente de compras, Thais Carvalho Dambrós.

A SHS tem a missão de promover o melhor para a saúde do Brasil, propondo soluções que melhorem a eficiência da gestão de suprimentos de hospitais, home cares e planos de saúde. Ao todo, a healthtech já negociou cerca de R$ 50 milhões, gerando uma economia de aproximadamente R$ 8 milhões para o setor, com clientes espalhados por 10 estados brasileiros.

”Isso só é possível porque à medida que incorporamos os dados isolados do hospital em nossa rede, nossa tecnologia traz luz às oportunidades de redução e racionalização de custos para o hospital. Por outro lado, aumentando a demanda e reduzindo custos de venda, a solução possibilita ganhos e preserva margens para os fornecedores. Isso porque, integrar a rede SHS não requer que o fornecedor realize qualquer investimento”, destaca Daniela Pereira, CEO.

Tudo isso preservando melhores práticas assistenciais por meio da interação entre tecnologia e um time de especialistas, que possui a expertise necessária para a condução de diferentes demandas e soluções customizadas.

Saiba mais em https://saudeshs.com/

 



VEJA TAMBÉM