Healthtech brasileira brain4care conquista prêmio Design for a Better World Award 2023
Gustavo Chelles e a Romy Hayashi, da Chelles e Hayashi Design, assinam o design da versão premiada.A brain4care foi contemplada com o Design for a Better World Award 2023 (DFBW), premiação que reconhece soluções que impactam de maneira positiva a sociedade em busca de um mundo melhor. Foram premiados 51 trabalhos em 4 categorias, entre 319 inscritos, selecionados por um júri composto por 24 profissionais de referência no setor, no Brasil e no exterior. A healthtech brasileira concorreu com a tecnologia 2.0, a terceira geração de sua inovação, que permite monitorizar de modo não invasivo a pressão e complacência intracraniana, e foi premiada na categoria Design de produtos, serviços e embalagens. Entre os aspectos do projeto da brain4care que chamaram a atenção dos jurados, além da relevância e bem estar para a saúde das pessoas, foi o fato da tecnologia utilizar materiais recicláveis, biocompatíveis e de ciclo de vida longo.
A cerimônia de premiação aconteceu em 30 de novembro, às 19h, em Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer. Estiveram presentes no evento, em nome da brain4care, os diretores Renato Abe (Marketing) e Rodrigo Andrade (Desenvolvimento de Produto e Pesquisa). Eles receberam o troféu Curupira, inspirado na entidade protetora das florestas da cultura indígena tupiniquim.
“Esse prêmio é uma evidência de que avançamos muito nos últimos anos. Nossa tecnologia 2.0 mostra que deixamos de ser uma startup com ideias promissoras e uma oferta inicial para nos tornarmos uma healthtech que entrega uma resposta de valor, com alta efetividade e impacto na vida das pessoas”, afirmou. Segundo Abe, para o êxito dessa jornada foi importante a parceria com o Gustavo Chelles e a Romy Hayashi, da Chelles e Hayashi Design, que acompanham a brain4care desde a primeira versão do sensor wireless, em 2019. Chelles e Hayashi assinam o design da versão premiada do sensor brain4care.
PUBLICIDADE
Como funciona
Com a tecnologia brain4care, a monitorização da pressão e complacência intracraniana é realizada por meio de um sensor posicionado externamente na cabeça do paciente. Esse dispositivo capta as mínimas movimentações da caixa craniana e as transmite para a cloud da brain4care, onde algoritmos consolidam as informações em gráficos e relatórios, transmitidos em minutos para a equipe médica, que pode visualizá-los em um dispositivo (um tablet ou um smartphone, por exemplo) conectado à internet. A solução é disruptiva porque antes da brain4care, a obtenção de dados sobre a pressão intracraniana só era possível por meio de procedimentos invasivos cujo padrão ouro consiste na inserção cirúrgica de um cateter na caixa craniana do paciente.
Tecnologia 2.0
“Entre os destaques da versão 2.0 está a interface com leds que auxilia a equipe médica no controle de posicionamento e aperto do sensor, agilizando muito a instalação e estabilização do sinal. Implementamos uma série de aperfeiçoamentos que facilitam a utilização correta e o conforto do paciente”, afirmou Andrade. São eles: design e instalação mais amigável, com rápida instabilização do sinal; design que proporciona fácil posicionamento do sensor no paciente; banda de fixação do sensor adaptável a diferentes perímetros da cabeça para uso em adultos e crianças; alcance sem fio de 10 metros; carregamento wireless; autonomia para 10 horas contínuas de monitorização; guia inteligente que gera indicadores luminosos se o dispositivo for posicionado muito solto em torno da cabeça do paciente (alerta amarelo), muito apertado (vermelho), corretamente (branco); bluetooth 5.0; aplicativo compatível com plataformas Android e iOS (versão superior a 3.1). Além disso, a tecnologia não utiliza descartáveis, o que a coloca alinhada a valores de sustentabilidade.
Sinergia de objetivos
Abe também destacou a sinergia de objetivos entre a brain4care e a DFBW. “A brain4care tem como propósito expandir os limites da medicina para vivenciar histórias de saúde e felicidade e alcançar o maior número de pessoas possível. O DFBW, por sua vez, reconhece e valoriza ideias inovadoras que impactam de modo positivo a sociedade. Portanto, trata-se do encontro entre pessoas que trazem em comum a certeza de que design e inovação contribuem para fazer do mundo um lugar melhor”, disse.
Sobre a brain4care
A brain4care é uma healthtech brasileira que desenvolve e oferta tecnologia pioneira de monitorização não invasiva das variações de pressão (PIC) e complacência (CIC) intracraniana. Seu dispositivo wearable (um sensor posicionado na cabeça do paciente com uma banda de fixação) é conectado a uma plataforma analítica que gera um relatório com informações adicionais que auxiliam na qualificação do diagnóstico, orientação da terapêutica e indicam a evolução de distúrbios neurológicos.
Fundada em 2014 por Sérgio Mascarenhas e acelerada no Vale do Silício pela Singularity University (2017), a healthtech conta com liberação da tecnologia pela Anvisa (2019), no Brasil — onde está presente em mais de 60 clínicas e hospitais —, pela FDA (2021), nos Estados Unidos, e se move em direção a expansão no mercado internacional. A tecnologia brain4care conta com mais de 70 artigos e estudos científicos publicados em centros renomados e possui escritórios em São Carlos, São Paulo e Atlanta.