HCPA é considerado o melhor hospital público do país para se trabalhar
Great Place to Work (GPTW) aponta o Hospital de Clínicas de Porto Alegre como o 5º melhor hospital do país para se trabalhar, sendo o único público e também o único gaúcho no Top 10O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi apontado no ranking do Great Place to Work (GPTW) como o 5º melhor hospital do país para se trabalhar, sendo o único público e também o único gaúcho no Top 10. O processo todo ocorreu durante o enfrentamento à pandemia, o que agrega ainda mais valor à conquista.
O GPTW avaliou mais de 250 instituições de saúde, entre laboratórios farmacêuticos, hospitais, clínicas e operadoras, para estabelecer os rankings. A metodologia aplicada contempla os resultados da Pesquisa de Cultura feita com a comunidade interna e uma análise técnica que o GPTW realiza sobre as práticas do hospital para fomentar e manter um ambiente de confiança, respeito e transparência.
As avaliações deram-se em meio ao enfrentamento da pandemia, quando o HCPA, referência para o atendimento a casos críticos da doença, responde pela assistência a uma grande demanda de casos críticos de Covid-19. Segundo comunicado do HCPA, mesmo neste cenário, repleto de desafios com a grande carga de trabalho e exposição dos profissionais a riscos, foi evidenciado o sucesso das iniciativas institucionais para a promoção de um excelente ambiente de trabalho, bem como o comprometimento dos colaboradores e o impacto de tudo isso sobre a produção da empresa.
Atuação durante a pandemia em 2020 e 2021
Em relação à Covid, em 2020 e 2021, foram realizadas 3.395 admissões em enfermarias e 3.954 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Em paralelo, os demais serviços continuaram atuando e somaram 67 mil procedimentos cirúrgicos, 763 mil consultas presenciais, 120 mil teleconsultas, 6,3 milhões de exames, 56 mil internações, 5,4 mil partos e 458 transplantes.
Destaque na área de pesquisa
Como hospital universitário, o HCPA apresentou também uma elevada produção na área de pesquisa: apenas em temas relacionados à covid-19, foram 256 projetos de pesquisa iniciados e participação de pesquisadores do hospital em 164 artigos, além de inclusão de mais de 3,1 mil voluntários em estudos clínicos com vacinas. Também no ensino, apesar das restrições a atividades presenciais, seguimos apoiando 18 cursos de graduação e 14 de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especializando residentes em programas próprios de Residência Médica (1.128) e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (228), entre outras ações.
Com informações HCPA (Rodrigo Wenzel). Edição SS.