Gestão e Qualidade | 28 de março de 2025

Guilherme Sander toma posse na presidência da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia

Confira a entrevista exclusiva do portal Setor Saúde com o novo presidente da entidade dedicada à promoção e representação da gastroenterologia no RS.
Guilherme Sander toma posse na presidência da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia

Na última quarta-feira (26) o gastroenterologista Dr. Guilherme Sander assumiu a presidência da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, em cerimônia realizada na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento contou com a presença da comunidade médica, estudantes de medicina, autoridades e direção da AMRIGS. O portal Setor Saúde conversou com o especialista que também é sócio titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia e gestor da Unidade de Saúde Digestiva do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, além de médico executivo da Comissão de Medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2004.


IMG_6214


“A Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia tem uma enorme importância. Ela representa uma especialidade responsável pela manutenção da saúde de oito órgãos do ser humano, sendo uma das mais abrangentes da medicina. Para mim é um momento de profunda responsabilidade e compromisso estimular e promover o avanço científico e da qualidade assistencial da especialidade no Rio Grande do Sul”, pontuou Sander.


banner setor saúde (1)


O gastroenterologista anunciou alguns projetos que farão parte do seu mandato. “Os principais objetivos da nossa gestão são, primeiro, fortalecer a formação continuada dos gastroenterologistas, desenvolvendo atividades de aprimoramento e atualização. Pretendemos também ampliar o diálogo com entidades governamentais prestando apoio na formulação de políticas públicas na área.”

guilherme sander

“Também são nossos objetivos a defesa das condições de trabalho e éticas para o exercício da Gastroenterologia e das suas áreas de atuação – como a endoscopia digestiva e a hepatologia – dar suporte aos profissionais em início de carreira, auxiliar no recrutamento de pacientes para pesquisas inovadoras na área e promover encontros sociais dos associados, para fortalecimento dos vínculos e intercâmbio de experiências. E por fim, e fundamental, aumentar o diálogo com os meios de comunicação para divulgar hábitos saudáveis, cuidados preventivos, sintomas e sinais de alarme, a fim de elevar o conhecimento público de educação para a saúde”, adicionou.

Gastroenterologia

Sander também analisou cenário da Gastroenterologia no Brasil e no Rio Grande do Sul e citou desafios a serem enfrentados. “Infelizmente a incidência e prevalência de doenças digestivas tem aumentado muito em todo Brasil, com infeliz destaque da região sul para a incidência e mortalidade por câncer do aparelho digestivo. Estudo recente verificou crescimento nos números de óbitos por doenças digestivas crônicas não infecciosas e por neoplasias digestivas entre 2001 e 2023. Possíveis causas estão a alimentação crescente por produtos ultra processados e a epidemia de obesidade, além da falta de políticas de prevenção, como implementadas já com sucesso por exemplo para o câncer de mama. Falando em obesidade, é outro problema epidemiológico gigante no Brasil, com mais da metade da população adulta apresentando sobrepeso ou obesidade, sendo ainda mais grave na região Sul. Essa epidemia silenciosa ocasiona grandes perdas de qualidade de vida, problemas de saúde decorrentes, e representa enorme fatia dos custos da assistência à saúde.”

Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia

Por fim, o novo presidente da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia falou sobre este novo momento da sua trajetória profissional. “Este é um período de confluência entre experiência acumulada e perspectivas inovadoras. Vejo na presidência da Sociedade uma oportunidade única de contribuir estrategicamente para o desenvolvimento da gastroenterologia, não apenas como especialidade médica, mas como área fundamental para a saúde pública. Minha trajetória me preparou para este momento: décadas de dedicação, pesquisas realizadas, pacientes acompanhados e conhecimento construído, amizades e relacionamento convergem para esta responsabilidade de liderar e transformar esta Sociedade pelos próximos dois anos.”

Dr. Guilherme Sander

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1997, o Dr. Guilherme Sander fez residências médicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e, em 2002, foi aprovado como especialista em gastroenterologia. Com mais de 100 trabalhos publicados e 955 citações em artigos científicos internacionais, Sander é hoje um dos 47 médicos do Brasil que podem realizar a cirurgia de Gastroplastia Endoscópica. Atualmente, ainda é sócio titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia e gestor da Unidade de Saúde Digestiva do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, além de médico executivo da Comissão de Medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2004.

Fundada em 1993, a Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia (SGG) é uma das federadas da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). A entidade é dedicada à promoção e representação da gastroenterologia no Estado, estando comprometida em auxiliar médicos e profissionais da saúde em sua jornada em busca da excelência.

Gestão 2025-2026 – SGG

Presidente: Dr. Guilherme Sander


Secretário: Dr. Idílio Zamin


Diretor Científico: Dr. Rafael Picon


Diretor Científico: Dr. Lysandro Nader


Diretora Financeira: Dra. Stela Marini


Diretora Financeira: Dra. Isadora Bombassaro


Diretor da Comissão de Representantes: Dr. Ítalo de Maman Jr.

 

 

VEJA TAMBÉM