Mundo | 20 de dezembro de 2018

GSK e a Pfizer anunciam joint venture na área produtos “sem prescrição”

A empresa britânica GSK terá 68% da joint venture
GSK e a Pfizer anunciam joint venture na área produtos sem prescrição

As gigantes da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) e a Pfizer estão unindo suas divisões de produtos “sem prescrição” ou produtos de consumo – conhecidos como Consumer Healthcare -, como analgésicos e vitaminas, com vendas combinadas de cerca de 12,7 bilhões de dólares.

A empresa britânica GSK terá 68% da joint venture, que reunirá marcas como Sensodyne, Voltaren e Panadol, e trabalhará em conjunto com a Pfizer, que incluirá produtos como Advil e Centrum. A norte-americana Pfizer será a dona dos 32% restantes.

Espera-se que a conclusão desta junção leve ao menos três anos para que todos os negócios, em quase 100 países de atuação, sejam alinhados. É necessário ainda esperar um período para as incertezas que cercam a saída da Grã-Bretanha da União Europeia diminuam. “Estou confiante de que estaremos [no futuro] em um ambiente mais estável do que estamos hoje”, disse a CEO Emma Walmsley, da GSK.

Walmsley disse que o acordo apresenta um caminho para a GSK se tornar uma empresa global de produtos farmacêuticos e vacinas focada em tecnologias avançadas. “Em última análise, nosso objetivo é criar duas empresas globais excepcionais baseadas no Reino Unido com estruturas de capital certas, ambas bem posicionadas para oferecer melhores retornos aos acionistas e benefícios significativos para pacientes e consumidores em todo o mundo”, disse ela. As ações da GSK subiram 6% logo após a divulgação das notícias.

A Pfizer, sediada em Nova York (EUA), já havia anunciado que estava separando seus negócios de Consumer Healthcare de outros dois segmentos como parte de uma reorganização anunciada em julho passado.

O CEO da Pfizer, Ian Read, havia dito em julho deste ano que a reorganização representava uma “evolução natural” para a Pfizer, dada a força dos produtos que estão vendendo atualmente e as drogas que estão em fase final de desenvolvimento clínico. A Pfizer espera obter aprovação regulatória de pelo menos 12 novos medicamentos desde o começo deste ano até 2022. A empresa disse que a reorganização ocorrerá em 2019, que também é quando o diretor de operações Albert Bourla se tornará CEO, substituindo Read.

Leia a nota (em inglês) da GSK.

Leia a nota (em inglês) da Pfizer.

Pfizer Consumer Healthcare anuncia Camilo Tedde para América Central, México, Colômbia e Brasil

A Pfizer Consumer Healthcare anunciou nesta semana, Camilo Tedde como líder da área Consumer Healthcare. O profissional assume com o objetivo de fortalecer a presença da divisão do Grupo Pfizer na América Central, México, Colômbia e Brasil. Com mais de 25 anos de experiência, o executivo reúne passagens pela PepsiCo, Wyeth, Red Bull, Reckitt Benckiser e Newell Rubbermaid. Mais recentemente, Camilo Tedde atuava como gerente geral da Pfizer Consumer Healthcare no Canadá.

 

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