Gestão e Qualidade | 24 de maio de 2022

Grupo São Pietro Saúde ressalta a importância da prevenção no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

A doença crônica e silenciosa acomete os olhos e, quando diagnosticada tardiamente, pode levar à perda total da visão
Grupo São Pietro Saúde ressalta a importância da prevenção no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Este mês é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 de maio. Nesta data, são realizadas diversas ações para levar informação e promover a conscientização sobre o tema para o maior número de pessoas possíveis. A doença é provocada pela elevação da pressão ocular, uma das principais causas de cegueira, ocorrendo principalmente após os 40 anos de idade.

Referência em Oftalmologia na região Sul, o Grupo São Pietro Saúde alerta para a importância dos exames de rotina, que evitam que esse diagnóstico venha a levar o paciente à perda total da visão. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 900 mil pessoas têm o diagnóstico da doença.

Por ser uma doença crônica, o glaucoma não tem cura. De maneira geral, para diagnosticar a doença, deve-se estar atento a dois sinais: a pressão intraocular acima da média e as alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho. Inicialmente, a doença afeta a região periférica da visão, e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado. Em 80% dos casos, o glaucoma não apresenta nenhum sintoma.

Segundo Dr. Mario Della Giustina, oftalmologista do Grupo São Pietro Saúde, “a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ela pode ser controlada com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance, provocando a perda total da visão”, explica.

Pessoas que tenham por volta de 40 anos, familiares com histórico da doença, portadoras de diabetes, hipertensão arterial sistêmica devem procurar um oftalmologista periodicamente, mesmo que a visão esteja normal. Caso a doença seja detectada, o tratamento consiste em uso de colírios que diminuem a pressão intraocular e, geralmente, evitam a progressão da doença. Porém, o dano estabelecido não pode ser revertido. “Em casos específicos, o tratamento a laser e a cirurgia também são recomendados. Somente um exame oftalmológico cuidadoso será capaz de fazer o diagnóstico da doença, especialmente quando se realiza o exame do fundo de olho, a medida da pressão intraocular e o exame do campo visual”, ressalta Dr. Mario Della Giustina.

A São Pietro destaca em comunicado que as unidades do grupo, em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Portão e Taquara, contam com excelência médica, equipe altamente qualificada e equipamentos de alta tecnologia para oferecer o melhor tratamento do glaucoma.

 




VEJA TAMBÉM