Gestão e Qualidade | 7 de fevereiro de 2014

Grupo de Hemoterapia avalia evolução da implantação do Teste NAT

A partir do dia 10 de fevereiro, operadoras são obrigadas a oferecer o exame
Teste Nat

O Grupo de Hemoterapia da FEHOSUL realizou reunião-almoço nesta quinta-feira, 6, na sede da Federação. O objetivo foi abordar a evolução da implantação do Teste NAT no âmbito das operadoras de planos de saúde. O encontro foi coordenado pelo presidente, dr. Cláudio Allgayer, e contou com as presenças do diretor-executivo, dr. Flávio Borges; da presidente do Sindicato de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde da Região Centro, médica Ana Maria Zimmermann; da médica hemoterapeuta do Grupo Fleury/Hospital Moinhos de Vento, Beatriz Oliveira; da médica Roberta Lazzaretti, do Centro Hemoterápico Vale do Taquari (Hemovale); do médico Marco Winckler, do Banco de Sangue Hospital Conceição; e Dário de Lima Brum, médico do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia.

Algumas operadoras já estão praticando e remunerando a realização do exame, que assegura maior segurança nos procedimentos hemoterápicos. O grupo analisou as tratativas existentes e considerou que aspectos técnicos em relação ao tema já são objeto de consenso entre serviços de hemoterapia e operadoras de planos de saúde.

De modo geral, resta definir valores a serem praticados de forma a atender os diferentes e importantes aspectos técnicos, operacionais e logísticos demandados pela nova tecnologia. O grupo também ficou ciente de que a Defensoria Pública do RS estará comunicando às operadoras sobre a adoção obrigatória do Teste NAT a partir da próxima segunda-feira, 10.

Redução da Janela Imunológica

A grande vantagem do NAT em relação aos demais testes é a redução da janela imunológica – período em que os anticorpos não são detectados. No caso do HIV, ela cai de 22 para 8 dias. Para identificar a Hepatite B, este mesmo período diminui de 60 para 10 dias; e para a Hepatite tipo C, a redução é de 70 para 10 dias. Esta redução significa maior segurança para pacientes e profissionais de saúde.

Implementação teste nat

VEJA TAMBÉM