Gestão e Qualidade | 20 de janeiro de 2014

Grupo de Hemoterapia analisa incorporação do Teste Nat na saúde suplementar

Primeira reunião do ano, na FEHOSUL, analisou como as operadoras estão se adaptando à implantação do exame
Grupo de Hemoterapia analisa incorporação do Teste Nat na saúde suplementar

Na primeira reunião do ano, ocorrida na última quinta-feira, 16, o Grupo de Hemoterapia da FEHOSUL voltou a tratar da grande conquista de 2013: a obrigação da cobertura do teste Nat no Rol obrigatório mínimo da ANS. Os participantes analisaram como está a adaptação do setor à nova medida.

O encontro abordou a situação atual da implantação do exame (que detecta doenças como HIV e Hepatite de forma mais rápida e segura), que entra em vigor no dia 10 de fevereiro. “Verificamos as respostas que tínhamos em relação as operadoras. Já temos uma posição da Unimed Central de adoção da prática a partir do próximo mês. O IPE-Saúde ainda não se manifestou”, comentou o diretor-executivo da FEHOSUL, dr. Flávio Borges.

A Defensoria Pública do Estado, através da dra. Paula Pinto de Souza, Dirigente do Núcleo de Defesa da Saúde, está preparando uma correspondência para todas as operadoras – e para o IPE-Saúde – advertindo sobre obrigatoriedade do Teste Nat. Na reunião, o grupo de Hemoterapia também definiu que será agendado encontro com o Ipergs para tratar, de forma mais direta, sobre o tema.

VEJA TAMBÉM