Gripe A no RS continua causando mortes e número sobe para 25
Secretaria da Saúde orienta sobre a vacinação e apresenta novos dados da dengue
Aumentou em 7 pessoas o número de mortos por gripe A no Rio Grande do Sul, em 2016. O boletim epidemiológico foi divulgado na sexta-feira, dia 29, em coletiva de imprensa com a presença do secretário estadual da saúde, médico João Gabbardo dos Reis. Na semana passada os óbitos haviam alcançado a marca de 18.
Acesse o Boletim Epidemiológico da Influenza no RS
Vacinação
Segundo orientação do Ministério da Saúde (MS), a abertura dos postos de vacinação no sábado, dia 30, dia D de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, foi definida como facultativa. A informação foi confirmada pelo secretário João Gabbardo dos Reis na coletiva na imprensa.
A Vigilância em Saúde do MS recomenda que a avaliação da abertura dos postos seja feita individualmente pelos próprios municípios. Muitos estados já adiantaram a sua vacinação, como é o caso do RS, e apresentam altas coberturas vacinais. A estimativa é que cerca de 90% dos municípios mantenham as Unidades de Saúde abertas neste sábado.
O Rio Grande do Sul já recebeu mais de 2,5 milhões de doses da vacina, o que representa 70% do quantitativo total. A previsão é que mais 1,2 milhão de doses cheguem ainda na próxima semana. Levantamento parcial indica que cerca de 24% da população dos grupos de vulnerabilidade já foi imunizada. No Estado, a campanha iniciou na segunda, dia 25 e permanece até o dia 20 de maio, tendo como objetivo imunizar no mínimo 80% da população integrante dos grupos de maior vulnerabilidade.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a vacinação está confirmada na Capital.
Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Microcefalia
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou, até de número 17, 5.914 casos suspeitos de Dengue, dos quais 1.078 foram confirmados. Dentre os confirmados, 232 são casos importados (contraídos fora do Estado) e 846 são autóctones (contraídos no RS).
Veja o Boletim completo aqui, com dados sobre a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Microcefalia.