GREVE: Hospitais tiveram funcionamento normal
Protestos não afetaram os hospitais de Porto AlegreO atendimento ao público nos hospitais de Porto Alegre não apresentou grandes problemas, ao contrário de alguns outros serviços à comunidade – como transportes e bancos – nessa sexta-feira, dia 28, data de convocação de uma greve geral nacional, por parte de centrais sindicais. As principais instituições hospitalares se prepararam com antecedência e puderam manter normalmente suas atividades.
Confira a situação de alguns dos principais hospitais de Porto Alegre:
Hospital Moinhos de Vento (HMV)
Em nota, o Hospital Moinhos de Vento afirmou que seus serviços não foram afetados pela greve. Foram mantidas as agendas cirúrgicas, de exames, consultas e operações normais nas emergências. A instituição estabeleceu uma estratégia com locações de ônibus que foram contratados pelo hospital para buscar os colaboradores. O nível de não comparecimento foi baixíssimo. A recomposição dos ausentes se deu por realocações de colaboradores.
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)
Em nota, o HCPA afirmou que o Ambulatório funcionou normalmente nesta sexta-feira. Os pacientes com consultas agendadas receberam atendimento normal. Em relação às cirurgias – somando cancelamentos dos turnos da manhã e da tarde – foram quatro cirurgias canceladas, uma motivada pela impossibilidade de chegada do paciente e as outras pela ausência de funcionários.
O HCPA alerta que, no caso de cancelamentos ou ausências em função da dificuldade de locomoção, a orientação é que o paciente compareça posteriormente ao hospital para avaliar junto às equipes uma nova data de atendimento.
Hospital Ernesto Dornelles (HED)
Por meio da assessoria, o HED afirmou que o atendimento ocorreu normalmente, com fluxo habitual de pacientes na emergência. Além disso, o hospital informou que, há dois anos, disponibiliza veículos fretados aos colaboradores em situações similares aos desta sexta-feira, como greves no transporte público. Sendo assim, todas as áreas do HED funcionaram normalmente.
Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Por meio de nota, o GHC informou que, em função da greve, o Grupo Hospitalar Conceição também colocou ônibus à disposição de seus funcionários em diversos horários e itinerários.
A situação dos hospitais do GHC, até meados da tarde, era a seguinte:
UPA Moacyr Scliar – Atendimento normalizado.
Hospital Criança Conceição – Atendimento normalizado. Pouca procura de pacientes.
Hospital Cristo Redentor – Unidades de internação com funcionamento normalizado. Sindicatos montaram piquete tentando bloquear entrada da urgência e do ambulatório mas os serviços atenderam normalmente.
Hospital Nossa Senhora da Conceição – Atendimento Normalizado. Poucas ausências relatadas e funcionários atrasados, mas serviços atendendo normalmente e as escalas remanejadas.
Hospital Fêmina – Algumas ausências relatadas, realizado remanejo interno de funcionários. Atendimento normalizado.
Os hospitais Mãe de Deus e Divina Providência foram consultados mas até o fechamento desta matéria, não haviam respondido os questionamentos do SS.