Gestão e Qualidade | 11 de março de 2021

GHC informa a reabertura da Emergência e a chegada de 174 novas camas hospitalares

Novidades foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (11)
GHC informa a reabertura da Emergência e a chegada de 174 novas camas hospitalares

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) informou na quinta-feira (11) a reabertura da Emergência do Hospital Conceição, priorizando os casos graves. No mesmo dia, a instituição hospitalar divulgou que recebeu 174 novas camas hospitalares, ao custo de R$ 3,7 milhões. O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, comemorou a chegada das camas: “em boa hora para o enfretamento da pandemia”.

Reabertura da Emergência

Na tarde do quinta-feira, a diretoria do GHC divulgou nota informando a reabertura da Emergência do Hospital Conceição, priorizando os casos graves. Conforme o Grupo, devido ao aumento dos casos graves de Covid-19 registrado nas últimas semanas, a Emergência do Hospital Conceição teve que ser readequada para receber esses pacientes, sendo transformada em uma Unidade Intermediária de Terapia Intensiva, alocando, para isso, os equipamentos necessários. Foram modificadas as salas vermelha e laranja para receber os casos graves, com suporte ventilatório (respiradores), monitores, bombas de infusão e diálise. São 48 leitos para atender pacientes com a Covid na Emergência do Hospital Conceição.

Nesta semana, a lotação do serviço atingiu o seu ápice, não conseguindo aceitar pacientes graves que estão em observação nos Pronto Atendimentos de Porto Alegre. Nas últimas 24hs, chegaram à Emergência cerca de 90 pessoas por demanda espontânea. 40 pacientes em estado grave, com ventilação mecânica, mais 23 pacientes necessitando de oxigenação por máscara, que poderiam evoluir para ventilação mecânica. “Quadro este que levou o setor a atender com restrição máxima, recebendo somente pacientes graves trazidos pelo Samu. Essa medida possibilitou a reorganização e estabilização da ocupação da emergência. Por isso, foi possível a retomada do atendimento nesta tarde”, diz o GHC.

O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, destacou o “reconhecimento da Diretoria aos profissionais de saúde do Grupo, a quem agradece pelo empenho e dedicação neste momento crítico que estamos vivendo.”

Novas camas hospitalares

Também na tarde do dia 11, novas camas hospitalares importadas – que fazem parte do plano de modernização da instituição – chegaram ao Hospital. Ao todo, 174 camas foram adquiridas, sedo 19 para pessoas com obesidade, e serão destinadas aos hospitais do Grupo.

camas ghc_camas ghc

Segundo Cláudio Oliveira, “as camas chegam em boa hora para o enfrentamento da pandemia”. Além de Oliveira, também estiveram presentes o diretor administrativo e financeiro, Moises Prevedello e o engenheiro de manutenção biomédica, Aramis Malinki Argenta.

Serão disponibilizadas 150 camas hospitalares para o Hospital Conceição, 19 para o Hospital Cristo Redentor e cinco para o Hospital Fêmina. O valor investido foi de R$ 3,7 milhões.

Com informações e fotos GHC. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro