Gestão e Qualidade | 6 de agosto de 2021

GHC anuncia restrições após identificação de surto de Covid-19

Pela característica de transmissibilidade muito rápida, "nos faz pensar que realmente haja um envolvimento com a variante Delta" diz Ivana dos Santos Varella, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia
GHC anuncia restrições após identificação de surto de Covid-19 entre colaboradores

Ao tomar conhecimento de surtos de Covid-19 em sete enfermarias do Hospital Nossa Senhora da Conceição, o Gabinete de Gerenciamento de Crise do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 6 de agosto, para decidir sobre as ações que deverão ser tomadas. Entre as medidas estão a suspensão de visitas, de cirurgia eletivas, de exames ambulatoriais e novas internações – até o controle do surto. A emergência atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU.

Segundo Ivana dos Santos Varella, coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, foi identificado um aumento de casos de Covid-19 entre colaboradores e de pacientes que procuraram os hospitais da GHC nos últimos dias. “Nós estávamos recebendo de um a dois pacientes com Covid por dia, mas nos últimos cinco a sete dias passamos a receber de quatro a seis pacientes por dia”, disse a especialista. Ela acrescentou que o hospital vem mantendo em torno de 15 a 20 pacientes internados por dia com Covid no Hospital.

Variante Delta

Em relação ao surto entre os colaboradores, Varella diz que “são 22 casos confirmados de provável aquisição dentro do Hospital. Na maioria deles, o resultado positivo foi identificado entre os dias 3 e 4 de agosto. Este surto tem uma característica de transmissibilidade muito rápida, com vários pacientes acometidos em um curto espaço de tempo, o que nos faz pensar que realmente haja um envolvimento com a variante Delta. Os pacientes acometidos com esta variante apresentam uma alta carga viral, o que facilita a transmissibilidade”, explicou.

Renato Cassol, coordenador do Controle de Infeção do Hospital Conceição detalha: “Há 48 horas identificamos precocemente um surto de Sars-Cov2 aqui no Conceição. São sete áreas diferentes em que, praticamente de forma simultânea, foram detectadas a ocorrência de pacientes sintomáticos e respiratórios. Realizamos testes de forma precoce, através da tecnologia RT/PCR que possuímos in house, aqui na estrutura do Hospital. As amostras já foram enviados para a Fiocruz para detecção da genotipagem destes vírus e para sabermos se de fato se referem à cepa Delta ou se é a antiga P1. Os pacientes já estão todos isolados e estamos fazendo o rastreio necessário em todos os contactantes.” A Secretaria Estadual da Saúde já confirmou 11 casos da variante Delta em território gaúcho.

Segundo da assessoria de imprensa do GHC, todos os colaboradores se encontram com quadros leves. Por volta das 17h, o GHC atualizou o número de infectados para 45 pessoas (33 pacientes e 12 colaboradores).

Medidas adotadas nesta sexta-feira (6)

– Estão suspensas as visitas por tempo indeterminado no Hospital Conceição;


– Estão temporariamente suspensos os exames ambulatoriais no Hospital Conceição, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, etc;


– A Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU;


– As cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Conceição por 15 dias, exceto casos graves e cirurgias oncológicas;


– As novas internações estão suspensas no Hospital Conceição até que se controle os surtos;


– Demais medidas de controle estão sendo tomadas em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal;


– Oficiar o gestor municipal e estadual das decisões deste gabinete de gerenciamento de crise.

 

 



VEJA TAMBÉM