FEHOSUL presente em reunião na CNS
Diretoria da entidade nacional atualizou e debateu temas como TISS, TUSS e IN 49Na última quarta-feira, 11, realizou-se nova reunião da Diretoria da Confederação Nacional de Saúde, em Brasília, com a participação da FEHOSUL e mais sete federações estaduais de hospitais, sob a presidência do Dr. José Carlos Abrahão, na qual foram atualizados e debatidos inúmeros temas que compõem a agenda do setor prestador de serviços.
O foco da reunião esteve centrado nas questões que dizem respeito a TISS, TUSS e IN 49, como segue:
As operadoras de planos de saúde persistem na tentativa de adiamento do início de vigência da TISS e do TUSS.
Três hospitais ligados à CNS e integrados no projeto de novos modelos de remuneração estão concluindo levantamento de custos que possa ser parâmetro para demais hospitais.
Alguns dirigentes presentes à reunião demonstraram indignação em relação às propostas de contratos e reajustes que estão sendo apresentados, pelas operadoras, a hospitais, clínicas e laboratórios.
A CNS reafirmou a posição de que os prestadores não devem assinar contratos ou propostas que não atendam seus interesses e ao espírito originário da IN 49. Uma contraproposta deve ser feita face a eventual desacordo entre as partes e, persistindo a forma impositiva das operadoras, uma denúncia pode ser feita à ANS diretamente pela instituição ou via FEHOSUL.
O prazo final para assinaturas dos contratos, previsto na IN 49 para 12 de setembro, permanece sem qualquer alteração.