FEHOSUL participa de reunião com Conselho Deliberativo do IPE
Encontro foi solicitado no início do mês após impasse nas reuniões do Grupo Paritário do IPE
O presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, junto com presidentes e representantes das cinco outras entidades representativas de médicos e estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul que integram o Grupo Paritário do IPE, participaram no dia 24 de outubro de uma reunião com o Conselho Deliberativo (CD) do IPE, dirigida por seu presidente Fábio Duarte Fernandes.
O encontro havia sido solicitado no início deste mês e foi agendado após o envio de um ofício no qual os seis presidentes de nossas entidades representativas pleiteavam discutir uma pauta de vários itens com o Conselho da instituição. O pedido foi feito após incansáveis reuniões com a Diretoria de Saúde do IPE terem sido finalizadas sem sucesso algum para as entidades representativas de médicos e estabelecimentos de saúde integrantes do Grupo Paritário.
Na reunião desta semana também participaram sete conselheiros do IPE que ouviram atentamente o relato do Dr. Allgayer em relação aos últimos acontecimentos referentes à dificuldade da implantação da CBHPM que estava prevista no Acordo firmado em 2011; o não pagamento das Glosas referentes ao período de 2005-2009; a supressão da taxa de logística incidente sobre o preço de fábrica dos medicamentos, conforme termos de Acordo firmado com o IPE, em agosto do ano passado, e não atendido a partir de janeiro de 2012; a necessidade de conhecimento sobre receitas e despesas mensais, com demonstrativo de resultado e de verificação da evolução no saldo do FAS nos exercícios 2011 e 2012; e o reajuste do período 2011-2012.
O presidente da FEHOSUL deu grande ênfase ao último item da pauta de reivindicações, informando ao presidente do Conselho Deliberativo que o reajuste das tabelas de remuneração, derivado de “dissídio” anual, sempre começa a ser negociado em março de cada ano e que até hoje, final do mês de outubro, ainda não havia iniciado as tratativas. A informação causou surpresa aos conselheiros que desconheciam esse não avanço nas negociações de reajuste referente a 2012.
Os demais participantes da reunião, das demais entidades co-irmãs, destacaram outros pontos de preocupação, como a insegurança jurídica com as mudanças que vem ocorrendo no IPE e a ausência de políticas e gestão de visão institucional para uma estratégia de longo prazo no órgão estadual.
Uma nova informação repassada pelos conselheiros do IPE deixou os presidentes das entidades representativas de médicos e estabelecimentos de saúde do RS verdadeiramente surpresos. Durante a reunião, eles foram informados que o Conselho Deliberativo aprovou, no início deste mês, um plano de trabalho da saúde apresentado pela Diretoria do IPE. Segundo o Dr. Allgayer, presidente da FEHOSUL, o documento é de total desconhecimento dos integrantes do Grupo Paritário, e o tema causou muita estranheza em todos os participantes do encontro.
Ao final da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Duarte Fernandes, comentou que “cabe ao CD do IPE buscar a mediação no relacionamento para que se possa atender de maneira efetiva e exequível os prestadores. Cabe ao Conselho Deliberativo alicerçar uma ponte que deve ser mais sólida entre o IPE e os prestadores de serviços”.
Para o Dr. Allgayer o encontro foi muito proveitoso, pois “o grupo conseguiu passar à mais alta instância do IPE as angústias e expectativas para que esses impasses sejam solucionados o mais breve possível”, concluiu.