Gestão e Qualidade | 20 de outubro de 2017

FEHOSUL e lideranças hospitalares voltam a discutir estratégias para adoção de novos modelos de remuneração

Novo encontro ocorreu em Porto Alegre, dia 20
FEHOSUL e lideranças hospitalares voltam a discutir estratégias para adoção de novos modelos de remuneração

Na sexta-feira, 20 de outubro, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e a Associação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (AHRGS) reuniram no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, lideranças da área hospitalar do Estado. Este foi o segundo encontro que objetiva debater os modelos de remuneração vigentes, além de buscar novas alternativas e estratégias para a adoção de novas modalidades de remuneração. O primeiro encontro ocorreu no dia 25 se setembro.

O evento iniciou com a fala do presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer, que realizou a abertura resumindo a trajetória dos modelos utilizados no Rio Grande do Sul. “ No Estado, assim como em todo o Brasil, o fee for service sempre prevaleceu. Porém devemos estar tecnicamente preparados para novos horizontes, como o DRG e outros conceitos que podem ser incrementados ou ajustados para a nossa realidade. Estamos aqui para ouvir e propor estratégias que impactem positivamente no rumo da sustentabilidade das nossas organizações”, afirmou Allgayer.

Presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer

Presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio José Allgayer

 

O diretor executivo da FEHOSUL, Dr. Flávio Borges, realizou apresentação sobre os modelos de remuneração atuais, como o Fee for Service (FFS), Diagnosis Related Groups (DRG ou Grupos de Diagnósticos Relacionados), Pay for Performance (P4P), Capitation, Diárias Compactas e Diárias Globais, dentre outros.

“ É necessário pensar em estratégias para entregar valor para o paciente ao menor custo possível, e ainda assim, manter a qualidade. A inflação médica no Brasil é uma das maiores do mundo. Existem diferentes tipos de modelos de remuneração, por isso a complexidade do tema. O que estamos propondo é considerar o risco de uma forma compartilhada com as operadoras, governo e demais envolvidos. Mas para isto, devemos ter o devido conhecimento e a estratégia correta para os momentos antes, durante e após a negociação. É preciso integrar ações com os envolvidos de forma responsável, e contribuir com a solução das incertezas que ditam o dia a dia dos executivos de nossos hospitais.”

Flávio Borges, Diretor Executivo da FEHOSUL

Flávio Borges, Diretor Executivo da FEHOSUL

 

Após a palestra de Flávio Borges, ocorreu um longo debate seguido de almoço. As lideranças hospitalares contribuíram com exemplos práticos e sugestões. Dentre os destaques, foi sugerido a a criação de um grupo permanente de estudos sobre remuneração, tabelas remuneratórias e indicadores assistenciais, com intuito de testar modelagens envolvendo os diferentes conceitos, como ganhos, perdas, epidemiologia, eficácia, efetividade e eficiência.

Lideranças debateram sobre modelos de remuneração

Lideranças debateram sobre modelos de remuneração

 

O evento contou com a presença de representantes dos seguintes hospitais: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Mãe de Deus, Hospital Divina Providência, Hospital Ernesto Dornelles, Hospital São Lucas da PUCRS (estes todos de Porto Alegre); e ainda Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Santa Lúcia (Cruz Alta), Hospital de Caridade de Erechim e Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Santa Maria). Nova reunião está agendada para o dia 10 de novembro.

Próximo encontro ocorre no dia 10 de dezembro

Próximo encontro ocorre no dia 10 de novembro

 

 

VEJA TAMBÉM

Rede Santa Catarina apresenta Compromisso com o Futuro e reforça uma agenda estratégica de sustentabilidade

A Rede Santa Catarina, instituição filantrópica com 125 anos de atuação em saúde, educação e assistência social, lançou a agenda 2035, Compromisso com o Futuro, um conjunto de diretrizes estratégicas que orientará seu posicionamento e suas operações nos próximos anos. O documento consolida metas ASG+E (Ambiental, Social, Governança e Espiritualidade) e reafirma o compromisso da instituição com

Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025

O Centro de Assistência do Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025, mantendo sua atuação integrada às políticas públicas de saúde com parcerias junto às Secretarias Municipais de Saúde dos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bom Jesus. A instituição viabilizou atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde

Hospital desenvolve plataforma que permite pacientes e familiares acompanharem em tempo real a jornada assistencial

A humanização do cuidado é tão essencial quanto qualquer avanço tecnológico e, no ambiente hospitalar, essas duas frentes caminham juntas para aliviar um dos momentos mais delicados para qualquer família: a espera por notícias. Profissionais que criam conexões genuínas e ferramentas que ampliam a transparência se complementam ao colocar pessoas, sentimentos e necessidades no centro