FEHOSUL comemora 35 anos de trajetória com evento científico, premiação e coquetel
Eventos lotaram auditório do Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre na última sexta-feira (6).
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) promoveu a 15ª edição do seu tradicional evento Seminários de Gestão na última sexta-feira (6 de dezembro), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A edição ficou marcada pela comemoração de 35 anos da entidade, completos neste ano. Com sucesso absoluto de público, cerca de 300 pessoas estiveram presentes nas dependências do Hotel para acompanhar o evento científico e a premiação Destaques da Saúde 2024 (leia a matéria aqui), com distinções a instituições e personalidades da saúde gaúcha e nacional. Após estas duas primeiras ações, ocorreu um coquetel comemorativo oferecido aos presentes.
A primeira palestra do Seminários de Gestão foi de André Chiga (Presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Executivos – Sobramex), abordando a Saúde do Futuro. Confira a entrevista realizada com o executivo, feita pelo portal Setor Saúde, media partner do evento.
O tema GOVERNANÇA CLÍNICA E GESTÃO BASEADA EM VALOR foi a segunda apresentação, tendo Breno Duarte (Diretor de Relacionamento com o Mercado no Grupo IAG Saúde) como expositor.
O painel seguinte ficou por conta de Ivanor Duranti (Diretor de Crédito do Banrisul) que apresentou SOLUÇÕES FINANCEIRAS PARA O SEGMENTO DA SAÚDE.
Na sequência, Vania Rohsig (Superintendente Assistencial e de Educação do Hospital Moinhos de Vento) abordou o tema TENDÊNCIAS DA JORNADA DO CUIDADO NA GESTÃO ASSISTENCIAL.
O painel INTEROPERABILIDADE E A IA COMO ACELERADORES DA SAÚDE DO FUTURO ficou a cargo de Charles Ataíde (CIO da Santa Casa de Porto Alegre). “Como todos sabem, precisaremos nos reinventar para dar conta da saúde nas próximas décadas. Interoperabilidade e Inteligência Artificial serão determinantes, uma para a informação trafegar em todos os players e a outra para além de automatizar processos onerosos, apoiar a medicina para um atendimento escalar com grande eficiência. Porém, é preciso pavimentar essa estrada, com infraestrutura, sistemas, mobilidade e acima de tudo, agilidade”, destacou Ataíde.
“Precisamos fazer hoje uma reflexão sobre como nos posicionaremos em 10, 20 anos? Quem será o nosso paciente? Que parte do sistema médico-assistencial vamos nos destacar? Para tomar as melhores decisões de investimento, inovação e desenvolvimento de tecnologias precisaremos garantir sustentabilidade do negócio e a entrega de saúde para a comunidade”, adicionou o CIO da Santa Casa de Porto Alegre.
E por fim, Eliana Herzog (Advogada com atuação em Governança Corporativa, Compliance e Privacidade de Dados) discutiu a importância da GOVERNANÇA E COMPLIANCE NA SAÚDE. Conforme Herzog, “a área da saúde é extremamente regulada, e estamos constantemente expostos a fiscalizações e exposições reputacionais de grande relevância, por tratarmos de um tema tão sensível e delicado como a vida das pessoas.”
“O painel de Governança e Compliance visou a sensibilização quanto a conveniência da implantação de sistemas de governança corporativa e programas de compliance, buscando a mudança cultural e a alteração de postura das instituições, deixando o perfil de investigados e visando efetivamente que as instituições conheçam (mapeiem) seus riscos e tracem estratégias para mitigação ou enfrentamento destes riscos. A palestra buscou transmitir ações práticas para a proteção institucional frente a exposição racional aos riscos, desenvolvendo ferramentas como políticas internas, comunicação e treinamentos para conscientização, investigação e monitoramento, trazendo exemplos práticos sobre como traduzir esses conceitos em ação”, completou a especialista.
“Agradeço a honra e oportunidade de fala e parabenizo a FEHOSUL pelas escolhas das pautas do Seminário, atuais, oportunas e absolutamente necessárias para a área da saúde”, finalizou Herzog.
Odacir Rossato (Vice-presidente da FEHOSUL e CEO do Hospital Ernesto Dornelles) e Daniele Curtinove (Diretora de Relacionamento com o Mercado do Hospital Mãe de Deus) foram os responsáveis pela condução dos debates.
35 anos da FEHOSUL
Para o presidente da FEHOSUL, Dr. Cláudio Allgayer, o evento foi bastante positivo. “Encerramos as comemorações dos 35 anos da entidade patronal representativa dos hospitais, clínicas e laboratórios privados em grande estilo. Os painelistas trouxeram assuntos de grande importância, insights inspiradores para alinharmos os objetivos de futuro das nossas organizações. O sucesso de público é fruto do trabalho da nossa equipe e da conexão que mantemos com nossos filiados. Por isso, devemos agradecer igualmente os nossos filiados, patrocinadores e parceiros que possibilitaram o sucesso deste evento.”
“Fico contente em perceber que conseguimos manter firme a cooperação ao longo de mais de três décadas de atuação. Desejamos a todos muita saúde e união nas festas de final do ano. Contem sempre com o nosso apoio irrestrito em prol do desenvolvimento da saúde gaúcha e nacional”, adicionou Allgayer.