Farmacêuticas europeias firmam acordo de colaboração
Nerviano e Servier unem forças para desenvolver medicamento contra o câncer
Duas grandes empresas farmacêuticas na Europa anunciaram na última semana um acordo de colaboração para desenvolver um novo medicamento contra o câncer. A Nerviano Medical Sciences, maior empresa de pesquisa e desenvolvimento da Itália e líder na área de oncologia, e a Servier, referência francesa em pesquisa farmacêutica, estão determinadas a desenvolver um produto que iniba a ação da proteína kinase TTK/MPS1.
O acordo de colaboração e licenciamento global é para novos avanços e comercialização do fármaco que atua contra a TTK/MPS1, um regulador chave da mitose que apresenta sobrecarga anormal numa grande quantidade de tumores e representa um alvo promissor na oncologia.
“Temos dados pré-clínicos que sugerem que a TTK pode ser um alvo terapêutico interessante no câncer de mama. A Nerviano tem grande conhecimento na pesquisa oncológica. Combinado com nossas capacidades, iremos acelerar a transição das novas descobertas para a fase clínica”, considerou Stéphane Depil, diretora de pesquisa e desenvolvimento em Oncologia da Servier, ao site Business Wire.
Entre os termos da parceria está um adiantamento de € 8 milhões e potencial para até € 100 milhões em financiamento, além de royalties pela comercialização de produtos licenciados. A Nerviano irá completar o desenvolvimento pré-clínico do medicamento e a Servier terá a opção de arcar com todos os custos de desenvolvimento e comercialização. A união permanece nas pesquisas clínicas e no suprimento do produto licenciado.
As empresas acreditam que o trabalho em conjunto no desenvolvimento de medicamentos resultará em novos tratamentos contra o câncer e terapias inovadoras que aumentarão as opções de médicos e pacientes.