Falta de Vitamina C está ligada a risco maior de AVC
60% dos casos hemorrágicos apresentaram deficit da vitaminaUm estudo da Universidade de Rennes (França), que será apresentado oficialmente em abril durante o a reunião anual da Associação Americana de Neurologia, liga a carência de vitamina C com maior risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Quase 60% dos casos de AVC hemorrágico pesquisados tinham déficit de vitamina.
Segundo a pesquisa, que contou com 65 voluntários saudáveis e 65 que haviam sofrido um AVC hemorrágico intracerebral, 41% do segundo grupo tinham níveis normais desta vitamina, 15% tinham níveis considerados insuficientes e em 45% não foi detectado a presença desta vitamina nas amostras de sangue colhidas.
Em média, os pacientes que tinham sofrido um AVC não tinham vitamina C, enquanto aqueles considerados saudáveis apresentavam níveis normais desta vitamina. “Os nossos resultados mostram que a deficiência na vitamina C deve ser considerada um fator de risco deste tipo de acidente vascular severo, como a hipertensão arterial, o consumo de álcool e o excesso de peso”, informou o autor do estudo, dr. Stéphane Vannier.
Não é a primeira vez que a vitamina C tem sido associada com uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral. Em 2008, em um estudo realizado pela Universidade de Cambridge pesquisadores mostraram que as pessoas com os mais altos níveis sanguíneos de vitamina C tiveram um risco 42% mais baixos do que as pessoas com os menores níveis sanguíneos de vitamina. Antes, um estudo de 1995 publicado no British Medical Journal teve resultados semelhantes, onde idosos com menos vitamina C tiveram maior risco de AVC.