Ex-CEO Amil lança plataforma de educação para profissionais da saúde
A Valor e Saúde tem foco na transformação digital do setor de saúde no Brasil.
O setor de saúde vive um momento de profunda transformação, integrando aos seus processos o uso da tecnologia tanto na assistência como na gestão de instituições de saúde. Segundo a última TIC Saúde – Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Estabelecimentos de Saúde Brasileiros -, 88% dos estabelecimentos de saúde do Brasil, sendo 85% dos públicos e 91% dos privados, tiveram acesso a dispositivos eletrônicos para registro de informação dos pacientes em 2023.
“O acesso à infraestrutura de tecnologia da informação vem avançando gradualmente, mas ainda apresenta diversos desafios que, às vezes, não aparecem nas pesquisas, mas são identificados no dia a dia dos consultórios. Um deles, sem dúvidas, diz respeito às formas como os profissionais do setor se atualizam frente às inovações”, conta Sergio Ricardo Santos, founder da Valor e Saúde, plataforma de educação para profissionais da saúde com foco na transformação digital do setor.
Segundo o executivo, são nesses gaps do setor que a Valor e Saúde quer encontrar seu lugar. A plataforma vai tratar de temas como saúde digital, longevidade, atenção primária e gestão e liderança no setor entre outros. “Todos os assuntos permeiam temas que são caros ao sistema de saúde, tanto no público como no privado. Acreditamos que a mudança no setor de saúde começa por focar nas pessoas e muni-las de subsídios para essa transformação”, complementa Sergio.
O fundador (foto abaixo) uniu suas experiências no mercado corporativo de saúde, onde já ocupou cargos de liderança em players como a Amil, onde foi CEO, e na Dasa, onde foi Vice-Presidente, e também do universo acadêmico, na idealização da Valor e Saúde. O médico pneumologista possui MBA em ‘Negócios em Saúde’ pela FGV, além de ter realizado curso em ‘Healthcare Delivery Design’ na Harvard Business School e ‘High Performance Leadership’ na IMD-Suíça.
Cofundadores
A startup tem ainda como cofundadores a médica cardiologista Giselle Rodrigues, que possui doutorado em cardiologia pela PUC-SP, MBA em ‘Negócios’ pela Stanford University Business School, MBA em ‘Gestão de Saúde’ pela FGV e atua como docente da Faculdade de Medicina da PUC-SP, além de Danilo Godoy, que é mestre em ‘Neurociência Aplicada ao Consumo e Gestão 4.0’ pela PUC-Campinas e já ocupou cargos de lideranças em players de saúde, como a direção executiva de inovação na Amil.
O quadro de docentes da plataforma é composto por coordenadores e professores de diversas especialidades médicas e com carreiras nacionais e internacionais em gestão da saúde, bem como fundadores de startups e healthtechs brasileiras.
A fim de atingir todas as regiões do Brasil, a plataforma vai oferecer serviços totalmente online, como cursos regulares, webinars, fóruns de debate, além de pacotes de assinaturas com conteúdos em podcast, transcrição de debates e whitepapers.