EUA: Johnson & Johnson anunciará preço dos medicamentos em seus comerciais de TV
Ministro de Saúde dos EUA elogia iniciativa e pede que outras indústrias façam o mesmoA Johnson & Johnson (J&J) anunciou que começará a divulgar o preço de tabela de seus medicamentos nos anúncios de televisão. Esta é a primeira vez que uma empresa farmacêutica decide tomar esta atitude nos EUA. A gigante de produtos e serviços para a saúde começará com seu popular anticoagulante, Xarelto (rivaroxabana), de acordo com Scott White, diretor de marketing farmacêutico da J&J para a América do Norte.
No final de março, os comerciais de TV fornecerão o preço de tabela – ou “preço de lista” – do produto (o preço antes de qualquer reembolso ou desconto para seguradoras ou administradores de benefícios de farmácia), assim como os possíveis custos diretos que os pacientes pagarão. As informações aparecerão no final do comercial e incluirão um site onde as pessoas podem inserir informações dos seus seguros para obter custos mais específicos.
Sem seguro, o Xarelto custa de 450 a 540 dólares por mês, dependendo da farmácia. Cerca de 1 milhão de prescrições de Xarelto são emitidas nos EUA a cada mês.
Em nota oficial da J&J, assinada por White, a empresa diz que “a transparência é fundamental para alcançar um sistema de saúde mais sustentável e baseado em resultados que ofereçam maior acesso aos cuidados a um custo mais gerenciável”.
Pedido de Donald Trump
A decisão da Johnson & Johnson ocorre em meio ao crescente debate sobre o aumento dos preços de medicamentos – e segue uma proposta de campanha da administração de Donald Trump; dar maior transparência ao mercado da saúde e aos seus custos.
No documento intitulado American Patients First The Trump: Administration Blueprint to Lower Drug Prices and Reduce Out-of-Pocket Costs lançado em maio de 2018, o presidente norte-americano disse: “Uma das minhas maiores prioridades é reduzir o preço dos medicamentos prescritos. Em muitos outros países, esses medicamentos custam muito menos do que pagamos nos EUA. É por isso que eu tenho conduzido minha administração para corrigir a injustiça dos preços elevados, uma das nossas principais prioridades. Os preços vão cair”, prometeu Trump.
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Ao canal de notícias Reuter, Alex Azar, secretário do Department of Health and Human Services (equivalente ao ministro da Saúde no Brasil) elogiou a decisão da empresa. “Parabenizamos a Johnson & Johnson por reconhecer o valor de informar consumidores em relação aos preços de tabela e fazê-lo de forma voluntaria. Pedimos a outros fabricantes que sigam o exemplo. ”
De modo geral, a indústria farmacêutica se opõe a divulgar os valores dos medicamentos. Representantes dizem que diferentes negociações podem diminuir o valor dos mesmos de forma considerável, ou seja, poucas pessoas pagariam os altos preços de tabela na prática.
Bayer e J&J
A Bayer detém os direitos de comercialização do medicamento fora dos Estados Unidos (como no Brasil), enquanto a J&J é responsável pela venda do Xarelto no mercado dos EUA. O medicamento recebeu recentemente a autorização da agência reguladora de medicamentos dos EUA (FDA) para uso em pacientes com aterosclerose – acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias.
Com informações da CNBC, Reuters e J&J (EUA). Edição do Setor Saúde.