Gestão e Qualidade, Mundo | 29 de setembro de 2016

EUA: Hospitais elevam experiência do paciente com suítes familiares de luxo

Novos empreendimentos oferecem comodidades também aos familiares
eua-hospitais-elevam-experiencia-do-paciente-com-suites-familiares-de-luxo

Dormir em um sofá-cama desconfortável ou em uma cadeira? Esqueça. Os familiares de pacientes internados em hospitais que não querem deixar seus entes queridos sozinhos durante o pernoite, podem optar por um upgrade e dormir em uma sala adjacente privada como encontrado em um hotel de luxo. As novas “suítes de assinatura” do Stamford Hospital (foto), em Connecticut (EUA), estarão disponíveis em novembro e pretendem substituir estadias em hotéis próximos.

Como era de se esperar, eles terão um preço elevado, conforme o jornal Stamford Advocate. O hospital ainda está determinando os preços finais, mas o porta-voz Craig Andrews disse ao periódico que provavelmente vai custar algo entre 200 a 2.400 dólares por noite. O Stamford Hospital é o único estabelecimento a oferecer esta possibilidade de upgrade na região.

As 15 suítes privativas foram construídas como parte de um investimento de 450 milhões de dólares e estarão disponíveis para famílias de pacientes que recebem cuidados cirúrgicos e oncológicos, entre outros. Cada suíte está equipada com uma cama, mesa, geladeira, pia de cerâmica e janelas do chão ao teto. Os familiares também podem escolher planos de refeição especiais, os tipos de lençóis e de toalhas que eles desejam.

“Todo o conceito da forma como foi concebido este hospital está pautado na experiência relaxante e no ambiente, que por sua vez ajuda os pacientes a se curarem de formar mais rápida e assim, voltarem para suas vidas normais o quanto antes”, disse Andrews.

As suítes fazem parte do objetivo do hospital em melhorar a experiência do paciente e de sua família, como parte do compromisso com o cuidado centrado no paciente. O hospital diz que pretende ultrapassar as “necessidades físicas, mentais e espirituais” daqueles que adentram suas portas.

Hospitalidade

Muitos hospitais estão olhando para a indústria da hospitalidade no intuito de melhorar a satisfação do cliente e ajudar a competir no mercado. Alguns, como o Henry Ford West Bloomfield Hospital da cidade de Detroit oferecem massagens e outros tratamentos de spa em seus leitos privados, com serviço de quarto 24 horas para as refeições. Além dos pacientes e seus acompanhantes serem recepcionados por manobristas uniformizados logo na entrada do hospital.

Apesar das amenidades oferecidas serem  adicionais, alguns economistas temem que as acomodações tipo-hotel adicionem custos desnecessários ao caro mercado da saúde dos EUA, que para muitos não apresenta boa relação custo-efetividade, comparando os altos gastos e os resultados alcançados.

Recentemente o portal Setor Saúde abordou este assunto em uma matéria, trazendo outros exemplos do exterior e inclusive, do Brasil. Acesse Hospitais buscam oferecer serviços vip com inspiração em hotéis.

Leia mais

A polêmica da quebra de protocolos hospitalares para pacientes VIPs

VEJA TAMBÉM