Mundo | 4 de janeiro de 2013

Estudo mostra diminuição de internação com uso de programa de cuidados preventivos personalizado

Empresa americana alcança redução de internações de seus clientes
Estudo mostra diminuição de internação com uso de programa de cuidados preventivos personalizado

O modelo de atenção a saúde desenvolvido pela americana MDVIP, subsidiária de propriedade da Procter & Gamble (P&G), mostrou taxas mais baixas de hospitalização e maior economia de gastos assistenciais segundo estudo divulgado na edição de dezembro da prestigiosa publicação The American Journal of Managed Care. A análise comparou índices de utilização de hospitais por clientes e não clientes da MDVIP, utilizando como parâmetro os bancos de dados estatais dos estados de Nova York, Flórida, Virgínia, Arizona e Nevada, entre 2006 a 2010, e os dados da própria empresa.

As taxas de hospitalização dos pacientes submetidos ao programa avaliado, foram 80% menores do que aqueles provenientes da população em geral ou pacientes de outros modelos, gerando uma economia de cerca de U$ 300 milhões ao sistema de saúde. O programa consiste em ter um médico de atuação preventiva, proativa, de fácil acesso e que atenda a um máximo de 600 pacientes – outros modelos podem ter até 2000 pacientes para cada médico de atenção primária. Os pacientes pagam até U$ 150 por mês para terem acesso a diversos exames preventivos como identificação da depressão, ansiedade, alterações do sono, audição, nutrição, função sexual, visão; e de diagnóstico para diabetes, doenças osteo-articulares, doença cardiovascular, entre outras. O programa foca no bem estar do individuo, enfatizando acompanhamento e orientação quanto à forma mais adequada de manter a saúde e conquistar a longevidade. O programa mantėm atualmente mais de 200 mil pacientes inscritos em todo o EUA.

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