Estudo mostra diminuição de internação com uso de programa de cuidados preventivos personalizado
Empresa americana alcança redução de internações de seus clientesO modelo de atenção a saúde desenvolvido pela americana MDVIP, subsidiária de propriedade da Procter & Gamble (P&G), mostrou taxas mais baixas de hospitalização e maior economia de gastos assistenciais segundo estudo divulgado na edição de dezembro da prestigiosa publicação The American Journal of Managed Care. A análise comparou índices de utilização de hospitais por clientes e não clientes da MDVIP, utilizando como parâmetro os bancos de dados estatais dos estados de Nova York, Flórida, Virgínia, Arizona e Nevada, entre 2006 a 2010, e os dados da própria empresa.
As taxas de hospitalização dos pacientes submetidos ao programa avaliado, foram 80% menores do que aqueles provenientes da população em geral ou pacientes de outros modelos, gerando uma economia de cerca de U$ 300 milhões ao sistema de saúde. O programa consiste em ter um médico de atuação preventiva, proativa, de fácil acesso e que atenda a um máximo de 600 pacientes – outros modelos podem ter até 2000 pacientes para cada médico de atenção primária. Os pacientes pagam até U$ 150 por mês para terem acesso a diversos exames preventivos como identificação da depressão, ansiedade, alterações do sono, audição, nutrição, função sexual, visão; e de diagnóstico para diabetes, doenças osteo-articulares, doença cardiovascular, entre outras. O programa foca no bem estar do individuo, enfatizando acompanhamento e orientação quanto à forma mais adequada de manter a saúde e conquistar a longevidade. O programa mantėm atualmente mais de 200 mil pacientes inscritos em todo o EUA.