Mundo | 22 de março de 2013

Estudo inglês aponta novos caminhos para combate ao câncer

Stress na replicação do DNA pode ser uma forma de chegar à cura
Estudo ingles aponta novos caminhos para combate ao cancer

Um importante passo para a cura do câncer foi anunciado por pesquisadores britânicos. A forma caótica do código genético do câncer começa a ser melhor entendida, o que cria novas perspectivas na busca por medicamentos e tratamentos alternativos.

A variação nos cromossomos das células é uma maneira eficaz de resistir às drogas utilizadas no combate a um tumor. O estudo publicado na revista Nature (veja o artigo original http://www.nature.com/nature/journal/v494/n7438/full/nature11935.html ) revela que as células cancerígenas provocam um “stress” em sua matéria-prima, forçando erros genéticos que levam a um suicídio celular.

Enquanto uma célula normal possui 46 cromossomos, as cancerosas podem ter mais de 100 cromossomos. Essa variação facilita a adaptação e possibilita a contaminação de outras partes do corpo. De forma contraditória, é fornecendo blocos de DNA para as células que pode ser possível controlar a sua proliferação.

As pesquisas, que foram comandadas por cientistas do Cancer Research UK London Institute e da University College London Cancer Institute, ambos da Inglaterra, afirmam que as células apresentam um “stress na replicação do DNA”, dificultando o desenvolvimento da doença. Em termos simples, é como construir uma parede sem cimento suficiente. O desafio agora é entender como elas se multiplicam de forma tão diferente entre si.

VEJA TAMBÉM