Estatísticas e Análises | 13 de agosto de 2021

Estudo de médicos do GHC sobre hepatite C é publicado em revista internacional

A pesquisadora Raquel Borges Pinto ressalta que o estudo demonstra a importância da detecção precoce da infecção pelo vírus da hepatite C em crianças
Estudo de médicos do GHC sobre hepatite C é publicado em revista internacional

Recentemente, a revista International Journal of Infectious Diseases, da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas, publicou a pesquisa Estudo de Coorte Prospectivo de Crianças Expostas ao Vírus da Hepatite C Mediante o Rastreamento em Gestantes, realizada por médicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Durante o estudo, que durou cinco anos, foram triadas 18.953 gestantes, identificando 130 pacientes infectadas pelo vírus da HCV, com seus bebês sendo acompanhados até três anos de idade. O estudo possibilitou a identificação de gestantes infectadas pela hepatite C por meio de exames de sorologia anti-HCV e PCR para hepatite C nos casos de sorologias positivas, que não são solicitados rotineiramente no pré-natal.

A médica Raquel Borges Pinto, pesquisadora principal, explica a importância do estudo: “Por intermédio do acompanhamento dos bebês expostos a mães infectadas pelo vírus da hepatite C, conseguimos identificar seis bebês infectados, que eventualmente poderiam não ter este diagnóstico caso não fosse feita a triagem para HCV nas suas mães. A detecção precoce da infecção pelo vírus da hepatite C em crianças permite que as crianças infectadas verticalmente sejam identificadas e acompanhadas, além de possibilitar o tratamento, evitando que ocorra evolução para doença hepática crônica”.

A pesquisa é um trabalho dos médicos Raquel Borges Pinto, Ana Regina Ramos, Breno Riegel Santos, Ivete Canti e Ivana Varella, além da bioquímica do Hospital Conceição Mara Liane Rieck Silveira. Contou também com a parceria da equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, representada por Maristela Fiorini e Lacen/RS, e com os pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), dos Estados Unidos.

Baixe a pesquisa Prospective cohort study of children exposed to hepatitis C virus through a pregnancy screening program (em inglês).

Com informações GHC. Edição SS.

 

 



VEJA TAMBÉM