Estúdio de Porto Alegre é premiado em Cannes por jogo que auxilia no diagnóstico precoce do Alzheimer
O projeto teve início em 2014, com pesquisadores que exploraram o uso de IA e aprendizado de máquina para detectar o declínio cognitivo.
O estúdio de animação Pé Grande, com sede em Porto Alegre (RS), foi um dos vencedores da edição 2025 do Cannes Lions International Festival of Creativity, um dos mais importantes prêmios da publicidade mundial. O reconhecimento veio com um Leão de Prata na categoria Health & Wellness – Use of Technology, pelo game The Mind Guardian, projeto que utiliza tecnologia para detectar sinais precoces de Alzheimer e outras doenças neurológicas, com 97% de precisão. O festival foi realizado entre os dias 16 e 20 de junho em Cannes, na França.
Além do prêmio em Cannes, o jogo também foi reconhecido em outras premiações internacionais importantes, como o Clio Health, no qual recebeu dois Ouros (nas categorias Digital/Mobile Games e Direct Games), uma Prata (Creative Use of Data) e dois Bronzes (em Experience/Activation e Innovation). No festival El Sol, voltado ao mercado ibero-americano, o projeto conquistou uma Prata em Innovation in New Realities e UX Design, e dois Bronzes em Innovation in Health e Innovation in Data Use.
“É um orgulho estar entre os premiados do Cannes Lions deste ano e voltar a trazer Leões para o Rio Grande do Sul. A Pé Grande vem crescendo e se adaptando constantemente, conquistando cada vez mais espaço em um mercado extremamente competitivo e de altíssima qualidade. A cada projeto buscamos ser melhores, e é uma satisfação enorme poder contribuir para o fortalecimento do mercado criativo gaúcho”, celebra Felipe Galvão, cofundador e diretor da Pé Grande.
Responsável pela animação 3D do trailer oficial de The Mind Guardian, a Pé Grande teve o desafio de traduzir visualmente o universo sensível e tecnológico do game. Todo o trabalho foi construído em diálogo com a identidade visual do jogo e em parceria com a agência Cheil Espanha, as empresas Innatial e Somos5, também espanholas, e a produtora de áudio brasileira Hefty, que assinaram outras frentes do projeto.
The Mind Guardian foi produzido para a Samsung Espanha, lançado em março deste ano e é o primeiro videogame com inteligência artificial clinicamente validado capaz de detectar sinais precoces de Alzheimer e de outras doenças neurológicas com precisão próxima a 100%. A detecção precoce do Alzheimer pode retardar o avanço da doença em até 40% e garantir até 10 anos de qualidade de vida.
O projeto teve início em 2014, com pesquisadores que exploraram o uso de IA e aprendizado de máquina para detectar o declínio cognitivo. Inicialmente, o sistema, chamado Panorámix, consistia em seis jogos diferentes que avaliavam aspectos como memória executiva, atenção e velocidade de processamento. No entanto, os pesquisadores identificaram que três áreas da memória eram mais relevantes para a detecção precoce de Alzheimer e outras demências: memória episódica, semântica e processual. Então a Samsung colaborou com a equipe para transformar o projeto em um aplicativo acessível para os usuários na Espanha.
O jogo está disponível para qualquer tablet Android, democratizando o acesso à triagem cognitiva de forma acessível a qualquer pessoa. Basicamente, o jogador atua em primeira pessoa na exploração de uma cidade de mundo aberto, com cenários e desafios inspirados no cotidiano. Enquanto o game é jogado, uma IA analisa em tempo real todas as decisões e ações, transformando-as em dados sobre a saúde cognitiva do usuário.
Foram dois anos de desenvolvimento do software com médicos, professores, engenheiros de IA, desenvolvedores e psicólogos. Depois, foi testado na Espanha, na Romênia, no Chipre e na Eslovênia. Com mais de 20 mil downloads nas primeiras semanas desde que ficou disponível, recebeu avaliações excelentes.
Sobre a Pé Grande
Com foco no setor de animação e ilustração 2D e 3D, a Pé Grande trabalha em estreita colaboração com grandes marcas e agências do mundo. Com uma metodologia de produção eficiente e um olhar atento ao craft, o estúdio vem entregando projetos únicos e de alto impacto, o que fez com que alcançasse um portfólio com clientes de renome, como Samsung, Campbell’s, Lego, Microsoft, entre outros. Em 2025, a Pé Grande marca sua terceira participação consecutiva no Festival de Cannes – e celebra também sua estreia nas competições do festival, com seu primeiro case inscrito e já premiado, consolidando sua presença no cenário criativo internacional.
Confira o videocase inscrito do The Mind Guardian no Cannes Lions