Geral | 14 de janeiro de 2016

Esquadrão da Alegria diverte pacientes do Hospital Ernesto Dornelles

Objetivo é de transformar o ambiente hospitalar e ajudar na recuperação dos pacientes
Esquadrão da Alegria diverte pacientes do Hospital Ernesto Dornelles

O Hospital Ernesto Dornelles (HED) selou uma grande e fiel parceria com o Esquadrão da Alegria, grupo que por meio da figura do palhaço proporciona felicidade aos pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição.

O Esquadrão da Alegria já existe há sete anos e hoje atende diversos hospitais nas cidades de Canoas, Porto Alegre e Santa Maria e contam com cerca de 60 integrantes, sendo 30 na capital, das mais diversas áreas e idades, prestando um serviço totalmente voluntário.

Para Sendi Spiazzi, caracterizada como  dra. Joaninha, “todos nós  deveríamos ter como prioridade na vida ajudar o próximo”, no caso dela, doando seu tempo para fazer o bem e levar alegria aos pacientes.

A Coordenadora de Comunicação e Marketing do HED, Daiane Wolk, explica que o objetivo da ação é de transformar o ambiente hospitalar, trazendo descontração, conforto e reduzindo o nível de estresse e a ansiedade dos pacientes.

As visitas serão realizadas  quinzenalmente, por aproximadamente duas horas e trinta minutos, tempo distribuído pelos quartos, e serão acompanhadas pela equipe de enfermagem responsável de cada andar, destaca Daiane Wolk.

Batendo de porta em porta e pedindo autorização para entrar, o Esquadrão da Alegria entra nos quartos e faz suas apresentações, arrancando gargalhadas, emoção e pedidos para que voltem mais vezes.

É o caso do Eduardo Fernandes, que está de acompanhante da sua esposa, e relatou o quanto é importante a presença de alguém para alegrar o ambiente, pois ajuda a levantar o ânimo de todos, até mesmo os que estão com dor e que, por vezes, ficam dias e até meses dentro de um leito, perdendo a noção de tempo e espaço. Já Glaci dos Santos, senhora de poucas palavras, disse que se sentiu muito feliz com a visita e só pôde dizer que adorou, reforçando para que na próxima vez passem por lá novamente.

Segundo a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, o ato de sorrir ou se divertir pode:

 Aliviar a tensão – o riso pode reduzir o estresse e a ansiedade;

Atenuar a dor – rir libera a endorfina, hormônio produzido no cérebro que produz sensação de bem-estar e que alivia a dor;

Diminuir a pressão arterial – rir aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial, promovendo a vasodilatação das artérias ocasionando uma queda de pressão benéfica para os hipertensos;

Fornecer mais oxigênio – rir aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico;

Fortalecer o sistema imunológico – o riso aumenta a liberação de células do sistema imunológico, fortalecendo nossas defesas.

 

O HED é uma instituição privada que possui 312 leitos, 32 de UTI adulto, 14 de Unidades de Cuidados Especiais, 12 salas cirúrgicas, três salas para procedimentos ambulatoriais e 36 leitos de Recuperação Pós-Anestésica. Aproximadamente, 1.500 colaboradores mantêm a estrutura mensal de 1.100 internações, 3.800 atendimentos na Emergência, 1.600 cirurgias e 20 mil atendimentos ambulatoriais. Inaugurado em 30 de junho de 1962, o HED tem em seu histórico o pioneirismo, sendo o primeiro hospital privado do Rio Grande do Sul a ter Sala de Recuperação pós-anestésica, a ter UTI, a contar com Residência Médica, primeiro hospital do Brasil a ter Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e primeiro hospital do Rio Grande do Sul a ter Sala Híbrida em bloco cirúrgico.

VEJA TAMBÉM