Espanha financiará novo exame
Teste para diagnosticar pacientes com câncer de cólon será pago pelo governo federalO Ministério da Saúde da Espanha incluirá à lista de benefícios do Sistema Nacional de Saúde testes para diagnosticar câncer de cólon em homens e mulheres de 50 a 69 anos. O projeto será definido nesta terça-feira, 23 em reunião onde serão debatidos quais serviços básicos que o governo terá que garantir em todo o país.
A Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC) já obteve mais de 500 mil assinaturas de pessoas favoráveis à inclusão do exame no sistema de saúde público. A triagem para o câncer colorretal é um exame de sangue nas fezes, que custa aproximadamente € 2 e pode poupar milhares de vidas.
Este tipo de tumor é o que mais atinge espanhóis, tendo sido diagnosticado em mais de 33 mil pacientes em 2012. É também o segundo câncer mais mortífero no país – atrás apenas do de pulmão –, tendo vitimado 13.204 pessoas no ano passado.
A situação da saúde nas diferentes regiões espanholas é desigual. Oito programas de rastreio para câncer de cólon estão em andamento na Catalunha, Valência, Múrcia, Cantábria, País Basco, Canárias, Castilla y Leon e La Rioja. Programas-piloto começarão ainda em 2013 na Galícia, Navarra, Aragão e Extremadura, e em outros locais (Andaluzia, Astúrias, Baleares, Madrid e Castilla-La Mancha, além de Ceuta e Melilla) ainda não há previsão de início.