Equipe do Hospital Moinhos publica estudo em revista internacional
Foco na implementação de protocolo para ventilação mecânica em CTIMais da metade dos pacientes internados em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) necessitam de ventilação mecânica em algum momento da sua estada. Uma difícil tarefa é a retirada desse equipamento. Com risco de falha em 30% dos casos, a técnica depende da expertise médica, organização do trabalho multidisciplinar e seguimento rigoroso de protocolos clínicos.
A equipe do Centro de Tratamento Intensivo Adulto (CTI-A) do Hospital Moinhos de Vento, liderada por médico intensivista Cassiano Teixeira, realizou um estudo para avaliar se a implementação de um protocolo multidisciplinar voltado a retirada dos pacientes da ventilação mecânica melhoraria os resultados clínicos dos pacientes. A pesquisa foi publicada no periódico americano The Journal of Critical Care.
Foram investigados os pacientes dependentes de ventilação mecânica ao longo de sete anos. A estratégia multifacetada consistiu na educação contínua dos médicos assistentes e funcionários do CTI sobre as formas de aplicação e os resultados do protocolo. O estudo foi conduzido em três fases: desenvolvimento do protocolo, execução do protocolo e monitoramento dos resultados.
“Uma diferente abordagem pode aumentar a adesão do médico assistente ao protocolo e melhorar os resultados clínicos dos pacientes”, afirma Cassiano.
O estudo
Foram avaliados 2.469 pacientes em sete anos. Durante o período, a adesão do médico assistente ao protocolo aumentou de 38% para 86%. O sucesso foi maior em pacientes submetidos ao protocolo (85,6%) em comparação com aqueles pacientes submetidos à retirada da ventilação mecânica com base na prática clínica (67,7%) sem seguir o método proposto.
O estudo denominado Mechanical ventilation weaning protocol improves medical adherence and results, foi assinado pela equipe formada por Luís Guilherme Alegretti Borges, Augusto Savi,Cassiano Teixeira, Roselaine Pinheiro de Oliveira, Marcio Luiz Ferreira De Camillis, Ricardo Wickert,Sérgio Fernando Monteiro Brodt, Túlio Frederico Tonietto, Ricardo Cremonese, Leonardo Silveira da Silva, Fernanda Gehm, Eubrando Silvestre Oliveira, Jose Herve Diel Barth, Juçara Gasparetto Macari,Cíntia Dias de Barros e Sílvia Regina Rios Vieira.