Epidemia de dengue já tem 58 confirmações
Desde o primeiro caso, no início de fevereiro, média de infectados é de 1,65 pessoa por dia
A cada semana Porto Alegre apresenta um crescimento preocupante de dengue. Nesta terça-feira, 12, a Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) confirmou mais 12 casos, elevando o número total para 58 infectados. Na primeira semana de fevereiro houve o primeiro registro de dengue em Porto Alegre. Desde então, a média tem sido de 11,6 ocorrências a cada sete dias (média de 1,65 pessoa por dia).
Os casos autócones (doença contraída na própria cidade) ainda são minoria, 25 no total, enquanto os que foram infectados em outas localidades chegam a 33. Entretanto, o crescimento é grande em ambos. Em relação ao último levantamento, há uma semana, eram 18 autócones e 24 importados. O site Setor Saúde tem feito o acompanhamento da epidemia (veja aqui).
Só no bairro Partenon já são 16 confirmações de dengue (eram 11 na última semana). Os outros casos foram identificados em residentes dos bairros Navegantes (3), Bom Jesus (1), Jardim Botânico (1), Santana (1), Cristal (1), São José (1) e Vila Jardim (1).
Ao final da décima semana epidemiológica (9 de março) eram 345 casos, com 317 moradores de Porto Alegre e 28 de outras cidades. Foram descartados 92 suspeitos e outros 167 ainda aguardam resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
A iminência de epidemia faz com que os profissionais de saúde recomendem o máximo de cuidado quando houver ocorrência de febre que dure sete dias, acompanhada de, ao menos, dois outros sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, manchas na pele.