Gestão e Qualidade | 14 de abril de 2022

Emergência Pediátrica do HU de Canoas completa dois anos com mais de 32 mil atendimentos

Além do ingresso via Emergência ou encaminhamentos, outra porta de entrada de pacientes pediátricos no HU é via maternidade - referência no atendimento de gestação de alto risco
Emergência Pediátrica do HU de Canoascompleta dois anos com mais de 32 mil atendimentos

A Emergência Pediátrica do Hospital Universitário de Canoas (HU) completa,  nessa sexta-feira, 15, dois anos de atendimento ao público de zero a 15 anos incompletos. No período – até 31 de março de 2022 – foram mais de 32 mil atendimentos a crianças de Canoas (RS) e região. Para marcar a data, a Comissão de Humanização do Hospital e funcionários voluntários organizaram atividades para alegrar as crianças internadas ou em atendimento, com apoio de organizações parceiras.

A Emergência foi decorada com balões e enfeites no tema “selva”. Houve “pinturinha” e entrega de esculturas de balões, promovidos pelo grupo Amigos de Eventos Recreação Infantil na parte da manhã. À tarde, foram entregues lembrancinhas aos pacientes e também houve visita do Coelho da Páscoa, com mimos doados pela Loly Balas.

O coordenador da Pediatria do HU, Dr. Paulo Nader, ressalta que Canoas está de parabéns por ter um serviço de emergência pediátrica totalmente equipado para atender todos os tipos de problemas médicos das crianças.

A enfermeira Cristiane Gomes reforça que os profissionais envolvidos no atendimento às crianças tem uma aptidão, um perfil específico. “É preciso muita empatia ao atender as crianças e suas famílias”, relata.

As equipes de assistência ao paciente destacam a alegria de ver a recuperação dos “pequenos guerreiros”. Muitas pessoas não fazem ideia de como é ter um filho doente, internado em um hospital, o desafio é grande”, fala a técnica de enfermagem Carla Gonçalves. Para ela, trabalhar na área de saúde é uma forma de retribuir para a comunidade o que sempre recebeu da cidade.

De acordo com a enfermeira Bibiana Voigt, a parte mais gratificante é ver os pacientes saírem da unidade saudáveis, curados.

Já a pediatra Adriana Becker, coordenadora da Emergência Pediátrica, reforça o trabalho amoroso dos profissionais, a qualidade assistencial, o respeito às diferenças e a atenção às famílias que mais precisam. “Estamos aqui para atender, principalmente, o nosso paciente mais grave e com muito amor”, revela.

Maternidade

Além do ingresso via Emergência ou encaminhamentos, outra porta de entrada de pacientes pediátricos no HU é via maternidade – referência no atendimento de gestação de alto risco, que recebe, em média, no pronto atendimento obstétrico 1.500 atendimentos/mês, com cerca de 350 partos e 60 internações na UTI Neonatal de bebês prematuros, entre eles, muitos de extremo baixo peso.

hu canoas emergencia pediatrica

Os números até 31 de março de 2022

2020: 5.316 atendimentos e 510 internações (380 – Unidade Internação Pediátrica / 39 – UTI Ped / 22 – UTI Neonatal / 35 – encaminhamentos Bloco Cirúrgico).


2021: 21.800 atendimentos e 1.357 internações (1.147 – Unidade de Internação Pediátrica / 100- UTI Ped / 22 – UTI Neonatal / 88 – encaminhamentos Bloco Cirúrgico)


2022: 5.086 atendimentos e 322 internações (280 – Unidade de Internação Pediátrica / 23 – UTI Ped / 3 – UTI Neonatal / 16 – encaminhamentos Bloco Cirúrgico).

Fotos Cristiane Conceição

 



VEJA TAMBÉM