Mundo | 25 de setembro de 2014

Em quase dois meses, vírus raro atinge 22 Estados nos EUA

Enterovírus EV-D68, que causa doenças respiratórias, foi confirmado em 160 crianças
Vírus Raro

Casos de uma doença respiratória rara que acomete as vias respiratórias de crianças, o enterovirus EV-D68, já foi confirmado em 22 Estados dos EUA nos últimos dois meses. A agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Centers for Disease Control and Prevention (CDC), registrou 160 ocorrências.

Os casos começaram a aparecer na metade de agosto. A última avaliação pela CDC mostrou que, só entre os dias 16 e 19 de setembro, o número saltou de 130 para 160 pacientes, felizmente sem mortes. Autoridades de saúde norte-americanas buscam entender o que fez o vírus se espalhar de forma anormal em 2014.

O EV-D68 foi registrado pela primeira vez na Califórnia, em 1962, e pode causar doença respiratória moderada ou grave. No pior dos casos, os pacientes precisam de auxílio de um respirador, devido à dificuldade em respirar normalmente. Crianças com asma são mais vulneráveis.

Desde sua identificação, quando uma centena de norte-americanos foram atingidos nos anos 1960, outros surtos foram confirmados em países como Japão, Filipinas e Holanda, entre 2008 e 2010, causando um total de três mortes.

 

VEJA TAMBÉM