Gestão e Qualidade | 16 de janeiro de 2024

Em franca expansão, Grupo São Pietro anuncia projetos e inaugurações previstas para 2024

O Administrador Daniel Giaccheri e o Médico Luciano Zuffo detalham conquistas de 2023 e os planos estipulados para este ano.
Em franca expansão, Grupo São Pietro anuncia os projetos e as inaugurações previstas para 2024

Fundado em 2011, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas cresce ano após ano e se consolida cada vez mais nas áreas de oftalmologia e urologia. Segundo os sócios-fundadores, Administrador Daniel Giaccheri e Médico Luciano Zuffo, o ritmo de expansão seguirá a pleno vapor em 2024. O maior grupo de oftalmologia do sul do país é responsável pela operação do Hospital Banco de Olhos em Porto Alegre e em 2024 também estará a cargo da gestão do Hospital da Visão no município de Novo Hamburgo, após parceria fechada com o Lions que possibilitou a concessão da unidade ao Grupo. Além disso, os executivos anunciam para este ano as inaugurações da unidade no Shopping Pontal e do Magno Três Figueiras, residencial geriátrico de alto padrão com serviço premium de cuidado e bem-estar. Os sócios fundadores são os 13º participantes da série especial de entrevistas com executivos de hospitais, operadoras e clínicas do Brasil.

Giaccheri fala sobre as conquistas de 2023, projeta as principais novidades para 2024 e apresenta os movimentos mais recentes da organização que ajudam a evidenciar os esforços para aperfeiçoar a eficiência. Zuffo detalha as diretrizes estratégicas, analisa tendências e inovações e aborda gargalos que devem ser foco de atenção de governos e organizações de saúde neste ano. Confira.


PUBLICIDADE

HM-CEO-24


Principais desafios e as conquistas mais relevantes em 2023

Conforme Giaccheri, o ano de 2023 foi extremamente desafiador para os gestores de saúde em geral. “Um ano considerado por muitos como um dos piores da história de nosso setor, por parte de todos stakeholders do segmento da saúde, os planos e seguradoras amargaram por vários meses resultados negativos. E isso, reflete nos prestadores, fazendo com que a eficiência operacional seja cada vez mais exigida pelas organizações, além dos insumos hospitalares que continuam com valores exacerbados, desde o início da pandemia.”

Médico do Grupo São Pietro realiza procedimento inédito no RS

“No Grupo São Pietro, apesar das adversidades de mercado, foi um ano de expansão. Como destaque para 2023, a integração definitiva do Hospital Banco de Olhos (foto acima), em que fizemos um grande investimento no parque tecnológico, tal como em obras de infraestrutura, além é claro da implementação de metodologia de gestão da São Pietro focando em processos bem definidos e integrados. Além disso, atuamos fortemente promovendo uma nova cultura na qual o grupo de colaboradores (funcionários, médicos, terceiros e diretores) cada vez mais busquem a qualidade e o foco em nossos clientes”, detalha o Administrador.

Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas firma acordo para assumir o Hospital da Visão

“Vale ressaltar também, o processo para a obtenção de uma acreditação internacional ACSA, tal como a parceria firmada com o Lions de Novo Hamburgo, na qual e assumimos o Hospital da Visão da cidade (foto acima), com a missão de voltar a entregar para sociedade a maior referência em oftalmologia do Vale dos Sinos. Outras conquistas foram os prêmios que recebemos através do ensino e dos congressos, e a implantação do software MV Soul 100% HYTML em todo o grupo”, completa Giaccheri.


PUBLICIDADE

compras-hospitalares-shs


2024: inaugurações e investimentos em infraestrutura e parque tecnológico

“Para 2024 teremos investimentos tanto de infraestrutura como de melhoria de parque tecnológico. Teremos a inauguração da nova área do SUS do Hospital Banco de Olhos, a revitalização da área de convênios, a inauguração de nossa unidade no Shopping Pontal, além da reestruturação e abertura do Hospital da Visão de Novo Hamburgo”, destaca Giaccheri.

Grupo São Pietro assina contrato para início das atividades SUS no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre

Ele adiciona que no segmento gestão sênior o Grupo vai inaugurar o Magno Três Figueiras, ainda no primeiro semestre deste ano. “O Magno Três Figueiras é o maior complexo de alto padrão dedicado ao segmento sênior do Brasil. Uma quebra de paradigmas em âmbito nacional”, aponta o Administrador e Sócio-fundador do Grupo São Pietro.

magno tres figueiras sao pietro

Movimentos recentes que atestam a busca pelo aperfeiçoamento e a eficiência

“Estamos em constante melhoria. Por isso, temos a busca de certificação de qualidade e segurança do paciente em nossas unidades. Estamos firmando uma parceria para utilizarmos no primeiro momento no Hospital Banco de Olhos São Pietro de Energia 100% limpa. Manteremos ações no Parque Germânia na capital com o intuito de buscar prevenção. Além de melhorar nossos controles internos, a eficiência nos processos com profissionais qualificados trabalhando em sinergia desde do time de TI até a controladoria,” explica Giaccheri.

Grupo São Pietro Saúde firma parceria com a Nanowear

“Além das parcerias na aquisição de energia elétrica 100% limpa, tivemos a parceria com a NANOWEAR (foto acima), pensando na segurança e cuidado para com os nossos pacientes, tivemos a aquisição de jalecos nanotecologia; fortalecimento do ensino tanto médico quanto técnico, melhoria no NPS do Hospital Banco de olhos, melhoria na implantação de tecnologia no call center e integração da base de todo o grupo”, adiciona Giaccheri.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Principais diretrizes ou eixos estratégicos estipulados para o ciclo 2024, em termos de gestão e assistência

Zuffo reforça que “além da melhoria constante do processos internos e revisão dos protocolos de qualidade e segurança, em 2024, investiremos no ciclo de aperfeiçoamento de líderes para que cada vez mais possamos internamente gerar lideranças comprometidas, que tenham o DNA do Grupo. Em relação aos indicadores, também haverá uma revisão e atualização de todos dashbords que constam em nosso BI, trazendo informações cada vez mais fidedignas nas tomadas de decisão.”

sao pietro urologia evento

Tendências que ditarão os rumos da saúde nos próximos anos e a atuação do Grupo

Em relação às tendências no setor da saúde, Zuffo diz que a organização tem buscado acelerar o processo de interoperabilidade e a transformação digital. Ele fala ainda que o Grupo acompanha de perto os avanços e os impactos da Inteligência Artificial na saúde e anuncia que o Grupo irá implantar modelos assistenciais baseados no conceito de Value Based Health Care em linhas de cuidado específicas.

“Temos muitos desafios pela frente. Além da melhoria constante dos processos, temos tendências muito importantes como a utilização da tecnologia e a integração de diferentes softwares. Sendo extremamente relevante distinguir quais as tecnologias que efetivamente trazem valor agregado significativo para a instituição”, entende Zuffo.

sao pietro banco de olhos sus

Segundo o médico e Sócio-Fundador Grupo São Pietro, “há uma tendência que teremos que entender e estudar cada vez mais que é a Inteligência Artificial e seus desdobramentos. Dentro de nosso Grupo estamos atentos à tecnologia e, cada vez mais, vemos que a saúde depende estrategicamente de entender as inovações tecnológicas e aplicá-las para o favorecimento da população. Além disso, vamos trabalhar para a implantação de Value Based Health Care (VBHC) em determinadas linhas de cuidado.  A prevenção ao nosso ver é uma tendência cada vez mais importante para o paciente e para o ecossistema de saúde, sendo de extrema importância buscarmos meios de prevenir e controlar patologias que possam evoluir e trazer gastos cada vez maiores para o sistema.”

Principais gargalos e ineficiências devem ser foco de atenção dos governos e das organizações de saúde em 2024

“A saúde como um todo deve ser repensada. Ao meu ver o modelo de financiamento da saúde atual não será mais suportável e isso não é segredo. Se não mudarmos drasticamente o modelo, iremos pagar muito mais caro no futuro. Mas para isso, precisaremos de uma intensa reflexão entre os pares que compõe a cadeia de saúde. Precisamos acelerar as mudanças que tanto são debatidas. Nos modelos atuais com o custo aumentado das novas tecnologias sendo incorporadas e sem uma regulação mais contenciosa, o sistema atual efetivamente não irá se sustentar. Além do modelo de saúde temos um gargalo ainda maior que é ineficiência e a cultura do cuidado da doença e a não do ser humano. Para estes dois há a necessidade de mudança de “Mindset” de todo os Stakeholders que compõem o ecossistema da saúde”, finaliza Zuffo. 

perfil executivos sao pietro

perfil sao pietro saude

 

 



VEJA TAMBÉM