Gestão e Qualidade | 25 de fevereiro de 2025

Einstein inaugura sua primeira unidade de saúde mental e bem-estar

Com modelo inovador no Brasil, o local, que tem 1.400m², irá oferecer assistência integrada entre psiquiatra e psicólogo, grupos terapêuticos e de avaliação multiprofissional.
Einstein inaugura sua primeira unidade de saúde mental e bem-estar

O Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental, primeira unidade da organização com foco exclusivo nessas especialidades, iniciará as operações neste mês, no bairro de Pinheiros, na capital paulista, com atendimento para adultos e público infantojuvenil.


health meeting brasil 2025


Com modelo inovador no Brasil, o local, que tem 1.400m², irá oferecer assistência integrada entre psiquiatra e psicólogo, grupos terapêuticos e de avaliação multiprofissional, com equipe formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais com larga experiência nestes temas, além de tratamentos e procedimentos para atendimentos mais especializados.


agenda executiva da saúde caxias do sul


Serão oferecidas linhas de cuidado para os diferentes tipos de transtornos: de ansiedade e fobias (que abrangem ansiedade generalizada, estresse pós-traumático e outros transtornos ansiosos); afetivos (como depressão e transtorno bipolar); infanto-juvenis (TEA, TDAH e outros); de controle do impulso; psicóticos; de abuso de substâncias; de personalidade; alimentares e TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). Também serão disponibilizados espaços para procedimentos prescritos que só podem ser feitos em ambientes controlados, como a eletroconvulsoterapia, a estimulação magnética transcraniana e a aplicação de medicamentos endovenosos, como a quetamina. A expectativa é que, no primeiro ano em funcionamento, a unidade chegue a cerca de 70 mil atendimentos.


IMG_6214


“A pandemia acelerou a discussão sobre sofrimentos emocionais – que, vale ressaltar, não abrangem somente transtornos psiquiátricos graves -, e aumentou a segurança para abordagem do tema, especialmente dentro das organizações. Porém, mais do que discussão, observou-se um crescimento alarmante de transtornos mentais”, ressalta Sidney Klajner, presidente do Einstein.

Dados recentes da pesquisa Covitel, de 2024, contabilizam-se 56 milhões de pessoas (ou 26,8% da população) padecendo do transtorno psíquico em algum grau no Brasil.  “Trata-se de um problema grave, prevalente e em crescimento. Avaliou-se, portanto, a necessidade de dar mais um passo no sentido de ter um espaço para tratamento e procedimentos mais especializados”, diz.

SAUDE MENTAL HOSPITAL EINSTEIN

Luiz Zoldan, gerente médico do Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental, destaca que a concepção da unidade foi inspirada em referências internacionais e na experiência prévia do próprio Einstein em saúde mental. “Com integração e coordenação da assistência, buscamos garantir uma abordagem mais ampla da saúde mental. As nossas linhas de cuidado permitirão segmentar a abordagem adotada para o tratamento dos mais diversos transtornos, além de termos um espaço com uma ampla oferta de grupos terapêuticos, um formato muito eficaz e que ainda não é fácil de encontrar em outros locais”.

Inovação e Ensino

O Espaço Einstein Bem-Estar e Saúde Mental também terá eixos de Inovação e Ensino. O primeiro atuará com a validação e a incorporação de tecnologias desenvolvidas por startups de saúde mental, enquanto o segundo buscará difundir o conhecimento na área de saúde mental, com capacitações e treinamentos para a formação de novos profissionais.

 

VEJA TAMBÉM

Evandro Luis Moraes toma posse como Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS

Em solenidade realizada no auditório do Instituto do Cérebro (InsCer) nesta quarta-feira (19), o novo Diretor Geral do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Evandro Luis Moraes tomou posse. Moraes passa a integrar a alta administração ao lado do diretor-adjunto, Irmão Marista Valdícer Fachi; do diretor técnico, Dr. Fabiano Ramos; da diretora assistencial, Profa. Dra. Janete Urbanetto; e

MPRS e Hospital Moinhos firmam parceria pioneira para oferecer cirurgias reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e o Hospital Moinhos de Vento oficializaram, nesta terça-feira (18), uma atuação conjunta para disponibilizar cirurgias plásticas reparadoras gratuitas a vítimas de crimes violentos. Pela primeira vez, uma ação une um hospital de referência e o Ministério Público em um programa que integra conhecimento especializado, responsabilidade social e trabalho voluntário.

FEHOSUL abre inscrições para o SEMINÁRIOS DE GESTÃO que ocorre no dia 5 de dezembro, na AMRIGS

A FEHOSUL (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS) e a AHRGS (Associação dos Hospitais do RS), abriram as inscrições para a segunda edição do Seminários de Gestão de 2025.  Com palestrantes de renome e assuntos variados, esta edição discutirá temas como a qualidade, experiência do paciente e valor em saúde; Reforma Tributária e o impacto nos prestadores; inteligência