E se eu parar de fumar?
Campanha divulga Dia Nacional de Combate ao FumoPromovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A campanha E se eu Parar de Fumar? prevê a realização de uma série de ações em todo o país.
Em Porto Alegre haverá distribuição de material informativo em praças e parques, e na exposição de um grande mural com dados a respeito do fumo na Rua Tobias da Silva, 126, em frente à Oncoclínica Porto Alegre.
Em vez de somente apontar os riscos do fumo, a campanha mostra os muitos benefícios de abandonar o cigarro. A exposição será aberta na sexta-feira, dia 26 de agosto, às 14h, e ficará à disposição do público até o dia 31 de agosto, sempre das 9h às 18h, inclusive no final de semana.
Além disso, no hotsite da campanha é possível fazer o download da cartilha com todos os benefícios de parar de fumar e também utilizar uma calculadora online que faz a estimativa do quanto a pessoa vai ganhar nos próximos anos se ela parar de fumar, mostrando o benefício sob a forma de algum sonho de consumo, e não apenas do dinheiro.
Está provado que a origem de 90% dos casos de câncer de pulmão está diretamente relacionada ao tabagismo, e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que neste ano, até dezembro, surjam 28.220 novos casos no Brasil. Os sintomas de alerta para a doença costumam ser tosse, falta de ar, escarro com sangue e dor no peito, além de outros inespecíficos, que também podem surgir, como perda de peso e fraqueza.
Benefícios se iniciam 20 minutos depois do último cigarro
Os especialistas das duas sociedades e da Oncoclínica Porto Alegre afirmam que os benefícios de parar de fumar são imediatos, cerca de 20 minutos depois do último cigarro, quando a pressão arterial e a frequência do pulso retornam a seus níveis normais. Em 24 horas, o risco de acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui, de duas semanas a três meses, a circulação sanguínea melhora, de um a nove meses, atenuam-se tosse, rouquidão e falta de ar, em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão do fumante de um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50% e, em 15 anos, os riscos são praticamente iguais aos de quem nunca fumou.
Novo exame ajuda no diagnóstico precoce
A campanha também divulga um novo aliado do diagnóstico precoce do câncer de pulmão, a tomografia computadorizada de baixa dosagem (TCBD). Comparado à mamografia na detecção do câncer, ele também pode apontar outras doenças provocadas pelo tabagismo, antes mesmo do aparecimento de sintomas. Ele é indicado principalmente para quem fuma 30 maços ou mais de cigarros por ano e ex-fumantes que pararam há menos de 15 anos, com idades entre 55 e 74 anos. O diagnóstico deve ser confirmado por exames complementares, incluindo biópsia.
Tema é discutido internacionalmente
A mobilização no mundo inclui a realização da 7ª Conferência Latino-Americana sobre Câncer de Pulmão, de 25 a 27 de agosto, no Panamá, organizada pela Associação Internacional para Estudos de Câncer de Pulmão, precedendo o a realização, em dezembro, na capital austríaca, da 17ª Conferência Mundial sobre o tema.